Fla enfrenta Atlético-PR buscando primeira vitória na Arena da Baixada

Por

Julio Calmon, Jornal do Brasil

RIO - Oito vitórias e um empate. O retrospecto do Flamengo na Arena da Baixada é desanimador para o torcedor. Palco do jogo de deste domingo, às 16h, contra o Atlético-PR, o badalado estádio de Curitiba é um dos mais modernos do Brasil e será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Motivo de sobra para qualquer um querer pisar em seu gramado e conhecer sua estrutura. Menos para a equipe da Gávea. Por isso, vencer no campo do adversário virou um desafio para o Flamengo. Ainda mais sabendo que os três pontos serão valiosos na escalada que o time (hoje com 30 pontos) precisa fazer para atingir a zona de classificação para a Taça Libertadores.

Depois de quebrar o jejum de 33 anos sem vitórias na Vila Belmiro quando venceu o Santos por 2 a 1, justamente na sua primeira partida no comando da equipe neste ano, o técnico Andrade acredita em mais uma vitória histórica. O treinador cercou a preparação do time de mistério, fechando as portas do Ninho do Urubu para a imprensa por uma hora e 20 minutos na sexta-feira. Além disso, treinou a equipe a semana inteira com duas opções: o 3-5-2 e o 4-4-2, escalando o zagueiro David ou o volante Maldonado, dependendo da formação utilizada.

Não existe nenhuma novidade. Não escondi nada de ninguém. Todo mundo conhece o grupo do Flamengo. tentou disfarçar Andrade, acreditando na vitória. É mais um tabu a ser quebrado. Estamos bem. Os jogadores estão voltando e a equipe está mais forte.

Para vencer, Andrade pede que os jogadores do Flamengo mantenham a posse de bola, para evitar a pressão do Atlético-PR.

Vai ser um jogo dinâmico e corrido. Não vai dar para errar, porque eles usam bastante o contra-ataque disse Andrade. Temos que ficar atentos. A bola parada também é uma preocupação nossa, já que eles são muito fortes nas bolas cruzadas na área.

Durante a semana, os jogadores do Flamengo e membros da comissão técnica acompanharam o confronto entre o Atlético-PR e Botafogo como dever de casa.

Conversamos sobre o posicionamento do time deles. Percebemos a estratégia dos gandulas, que repõem a bola rapidamente para os jogadores do Atlético-PR. Quando é para o adversário, eles jogam a bola no chão alertou Andrade.

Incentivo

Como incentivo, a diretoria do Flamengo prometeu pagar R$ 50 mil para ser dividido entre jogadores e membros da comissão técnica. Caso vença, o time terá a oportunidade de tentar um salto na tabela com dois jogos consecutivos em casa contra adversários da parte inferior da tabela: Sport e Coritiba. Mesmo assim, o técnico Andrade evita falar de qualquer projeção a curto prazo.

Temos que pensar em subir um degrau de cada vez. O foco agora é o Atlético. Para pensar nos outros dois jogos, precisamos muito fazer esse resultado afirmou Andrade