Jogador é acusado de parodiar hino italiano antes de amistoso

Por

Portal Terra

JOHANNESBURGO - Resultados decepcionantes, corte de Andrea Pirlo e não convocação de jogadores importantes, como o atacante Giuseppe Rossi. Além dessas turbulências, um novo problema incomoda o técnico Marcello Lippi na seleção italiana às vésperas da Copa do Mundo. Um vídeo publicado na internet mostra o meio-campista Claudio Marchisio trocando uma palavra durante o hino da Itália antes do amistoso contra a Suíça, no sábado, e o atleta é acusado de ter feito essa inversão propositalmente.

O jogador da Juventus, que disputará sua primeira Copa do Mundo, estava abraçado a seus companheiros enquanto soava o Hino de Mameli e nota-se, pelo vídeo, a falta de ritmo nos versos "Che schiava di Roma" (Que escrava de Roma, em português). Marchisio teria acrescentado a palavra "ladrona" (ou ladra, em nosso idioma).

A suposta brincadeira do atleta teria sido notada por outros jogadores da seleção italiana. O zagueiro Fabio Cannavaro e o atacante Alberto Gilardino, que estavam à esquerda de Marchisio, se viram para o jogador da Juventus aparentando surpresa. O centroavante Vicenzo Iaquinta, à direita, deixa escapar um sorriso.

A repercussão do vídeo foi tamanha na internet que alguns participantes de fóruns virtuais pediram para o presidente Giorgio Napolitano exigir a exclusão de Marchisio da seleção italiana. O técnico Lippi, porém, saiu em defesa do jogador. O comandante, campeão mundial em 2006, disse que o meio-campista é um jovem fantástico, sério e exemplar e não faria uma brincadeira do tipo.

Cannavaro também argumentou. De acordo com o melhor jogador do mundo há quatro anos, os jogadores no campo mal conseguiam ouvir o hino e, por isso, perderam o ritmo. Por conta disso, ambos teriam começado a rir.

Em busca do pentacampeonato, a Itália estreia na Copa do Mundo em 14 de junho, contra o Paraguai.