Na terra de Noel, festa não tem hora para acabar

Vila Isabel comemora muito o título depois de um jejum de 7 anos

Por Henrique de Almeida

A festa na quadra da Vila Isabel para comemorar o título do Carnaval de 2013 reúne cerca de 10 mil pessoas e não tem hora para acabar na Boulevard da 28 de Setembro, na noite desta quarta-feira(13). 

Cerca de 10 mil pessoas ocupam a quadra da escola e a Boulevard 28 de Setembro foi fechada para o trânsito.

O casal que representou a Vila Isabel na Sapucaí, formado pela Porta-Bandeira Ruth e pelo Mestre-Sala Julinho, estava especialmente feliz pelo título, o primeiro desde 2006. E não houve espaço para cautela ou falsa modéstia:

"O título era esperado sim, desde o ano passado. Estava engasgado. Agora é só gritar 'É campeã'", vibrou a Porta-Bandeira. Com um trocadilho, Julinho se definiu como "Feliz da Vila", e lembrou o esforço da comunidade e da própria escola:

"A diretoria doa 4000 fantasias todo ano. Ela nos possibilita disputar o título todo ano, e vamos continuar assim", previu. "Vamos ser cobrados, mas isso que importa".

Sabrina Sato, rainha de bateria da escola desde 2010, disse que o olho dela, "que já é pequeno, está muito menor pela falta de sono", e contou que teve um apoio inesperado antes da apuração:

"Na terça-feira, o Padre Fábio de Mello me mandou uma mensagem dizendo que o desfile da Vila tinha sido lindo, e que esperava que o título viesse para nós", lembrou ela, que antecipou o que pode esperar o folião que acompanhar o desfile das campeãs, no sábado. 

"A Vila vai terminar com chave de ouro, do jeito que o Carnaval do Rio merece", definiu Sabrina, que desfilou pela sétima vez no grupo especial e já tinha um título pelo Salgueiro, em 2009. Ela destacou ainda que o Setor 1 da Sapucaí aclamou o samba da Vila Isabel,  "transformando a escola em campeã desde então. Agora é só comemorar", finalizou.

Wilson Moreira Alves, diretor da escola e pai do atual presidente, Wilsinho, também lembrou do mesmo detalhe dito por Sabrina, e definiu o que ele viu como diferencial para o título da Vila Isabel:

"O equilíbrio levou a vila a conquistar o titulo, foi a força da comunidade e da diretoria que nos levou a mais esse título. E estava engasgado mesmo, a quadra cheia comprova isso", disse ele, adiantando que existem três possibilidades de enredo para o carnaval de 2013, mas sem revelar os temas. "Depois da festa nós resolvemos isso".

Wilson, condenado a 23 anos de prisão por contravenção, ainda se emocionou ao falar de Rosa Magalhães, classificando como uma "infelicidade" a informação de que ela teria sido demitida da Escola, e disse que a carnavalesca renovou para 2014. "Essa vitória também é muito dela", concluiu.