Bloco das Mulheres Rodadas sai na Quarta de Cinzas
Grupo foi fundado no final de 2014 pelas jornalistas Renata Rodrigues e Débora Thomé
O Bloco de Carnaval das Mulheres Rodadas, que leva para as ruas do Rio de Janeiro uma mensagem bem humorada contra o machismo, faz seu segundo desfile na quarta-feira de Cinzas, dia 10 de fevereiro, às 9h no Largo do Machado.
Este ano, o Mulheres Rodadas terá em sua formação uma banda própria composta de cerca de 150 músicos egressos de diversos outros blocos da cidade, sendo a maior parte deles, mulheres. No repertório, estão músicas como “É hoje”, de Ludmilla, “Crazy in love”, de Beyoncé, “Eu também quero beijar”, de Pepeu Gomes, “Tieta”, de Caetano Veloso e “Geni”, de Chico Buarque, canções que fazem referência ao universo feminino e à “rodação”. A produção musical fica por conta do quinteto Carina Rocha, Rômulo Cardoso (Ataque Brasil), Richard Barros (Ataque Brasil), Luane Aires (Biquinis de Ogodô) e Patricia Santos (Orquestra Voadora).
O bloco fundado no final de 2014 pelas jornalistas e amigas Renata Rodrigues e Débora Thomé conta ainda com alas dedicadas aos bambolês, pernaltas, e com a presença da militância feminista que tomou e coloriu as ruas do Rio de Janeiro e de todo o Brasil durante o ano de 2015.
A pernalta Raquel Potí estará no cortejo vestindo uma das fantasias que eternizou a musa Leila Diniz como rainha da Banda de Ipanema.
O Bloco das Mulheres Rodadas tem novamente o apoio da ONU Mulheres e está participando de ações de divulgação de campanhas relacionadas ao fim do assédio no Carnaval e à garantia de direitos das mulheres. Também participa da campanha do Catraca Livre #carnavalsemassédio divulgando informações sobre o assédio durante a folia e desenvolvendo ações de empoderamento de mulheres.