Rio tem sábado pré-Carnaval com sol e diversos blocos de rua

Por *

O último sábado antes do início oficial do Carnaval no Rio de Janeiro garantiu sol e céu azul aos cariocas e turistas que estão na cidade. Uma das ligas de blocos do Rio, a Amigos do Zé Pereira chega ao sexto carnaval consecutivo, mantendo sua característica principal, a diversidade da folia de rua carioca. Os oito blocos que compõem a liga – Orquestra Voadora, Céu na Terra, Quizomba, Toca Rauuul, Último Gole, Vagalume o Verde, A Rocha e Laranjada – dividem-se entre o centro e a Zona Sul da cidade. O primeiro a desfilar foi o Céu na Terra, neste sábado (3), em Santa Teresa.

De acordo com o presidente da Liga, Rodrigo Rezende, os componentes da associação foram escolhidos entre aqueles que pudessem traduzir o que é, hoje, o carnaval de rua na cidade do Rio de Janeiro. “É uma coisa absolutamente diversa, muito além do samba, apesar de o samba ser muito reverenciado”, disse Rezende à Agência Brasil.

>> 

O bloco A Rocha foi formado há cerca de 10 anos na Gávea por estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e tem 100 ritmistas. Como o tema deste ano é Brincadeira de Criança, Como é Bom, os ritmistas do bloco sairão fantasiados de personagens do Sítio do Picapau AmareloCastelo Ratimbum e Turma da Mônica. Músicas infantis serão tocadas em ritmo de samba. A concentração será às 8h, na Praça Santos Dumont, no Jóquei, e o desfile começará uma hora depois. A previsão é que participem 10 mil foliões. “São várias gerações. Entram na PUC e começam a participar. Depois de formados, continuam participando”, comentou o presidente da Liga.

Bloco de bairro, que desfila no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio, o Último Gole está fazendo 20 anos de história no carnaval. É um bloco parado, formado por amigos que amam o samba e que se inspiram em nomes como Cartola, Nelson Cavaquinho, Almir Guineto e Zeca Pagodinho, entre outros compositores. A apresentação vai das 16h às 22h, e o Último Gole espera atrair 7 mil foliões.

Quizomba

No primeiro sábado depois do carnaval (17), o Quizomba renova a folia no Circo Voador, região da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro. Tendo como madrinha a cantora Roberta Sá, a agremiação escolheu o tema África e se apresentará com 140 ritmistas. O repertório mistura diversos estilos e cria arranjos para canções de sucesso de diversos artistas. O desfile vai dos Arcos da Lapa até a Rua Augusto Severo e volta pela Rua Mem de Sá até chegar ao Circo Voador. O Quizomba espera receber 15 mil foliões e tem pré-carnavalesco marcado para o próximo dia 9, no Clube Monte Líbano, no Leblon, zona sul do Rio.

* Da Agência Brasil