Vulcões ativos menores poderiam causar efeito 'cascata' e levar a catástrofe global, dizem peritos
Pesquisadores identificaram sete localizações geográficas importantes em nosso planeta onde grupos de vulcões relativamente pequenos mas ativos se encontram perto de infraestruturas vitais que, se forem paralisadas, poderiam provocar graves consequências
Praticamente todas as discussões sobre os riscos representados pelos vulcões seguem o mesmo padrão: quanto mais potente for a erupção, mais afetado será o bem-estar humano.
No entanto, uma equipe de especialistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, afirma que é dada demasiada importância aos riscos associados às raras explosões vulcânicas maciças, enquanto se presta muito pouca atenção aos possíveis efeitos dominó de erupções moderadas em pontos-chave do planeta.
"É a hora de mudar a maneira como encaramos o risco vulcânico extremo. Os cenários mais prováveis envolvem erupções menores que interagem com nossas vulnerabilidades sociais e nos levam em cascata para a catástrofe" disse Lara Mani, autora principal da estudo.
"Temos que parar de pensar em termos de erupções colossais que destroem o mundo como é visto nos filmes de Hollywood", ressaltou.
Cientistas da universidade britânica identificaram sete zonas importantes na Terra onde grupos de vulcões relativamente pequenos mas ativos se encontram junto a infraestruturas vitais que, se ficarem paralisadas, poderão gerar consequências globais catastróficas. Estas regiões incluem grupos de vulcões no Mediterrâneo, Taiwan, norte de África, Atlântico norte e noroeste dos EUA, aponta o estudo, publicado na revista Nature Communications.
De acordo com Lara Mani, mesmo uma pequena erupção em uma dessas áreas "poderia provocar uma emissão de cinzas ou produzir tremores suficientemente grandes para interromper redes que são vitais para as cadeias de abastecimento e os sistemas financeiros globais".(com agência Sputnik Brasil)