CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Os cinco melhores softwares de Design Elétrico
Por JB TECNO
redacao@jb.com.br
Publicado em 08/02/2023 às 12:47

Representações visuais de um circuito eletrônico apresentam componentes das instalações, o tamanho, marcações, e ampliam o entendimento do plano elétrico, além dos seus custos e materiais que serão usados, auxiliando no trabalho de engenheiros, técnicos e programadores. Através de um software de desenho técnico você cria rapidamente diagramas técnicos com muitos exemplos e modelos, podendo inserir inúmeros detalhes ao desenho e dar vida à sua ideia. Mas existe um melhor no mercado? Quais são as opções disponíveis? Não se preocupe!
Apresentamos uma lista com os 5 melhores softwares de Design Elétrico que existem atualmente, todos exemplificados com imagens e descrições, evidenciando suas vantagens e desvantagens para que você tome a decisão certa na hora de escolher seu maior aliado na hora de criar diagramas técnicos.
1.EdrawMax
Um software multifuncional, EdrawMax é um dos mais completos no mercado hoje em dia. Com ele você pode criar diagramas, fluxogramas, projeto de plano de piso, desenvolver um sistema elétrico, mapas mentais e muito mais. Através desse software você pode utilizar 500 modelos diferentes, também pode importar símbolos e vetores para dar mais detalhes ao seu desenho.
Sendo viável para diferentes arquivos, EdrawMax consegue exportar seus trabalhos para PNG, JPG, PDF, Word, Excel e Visio, permitindo o acesso e edição em qualquer lugar. Sua interface intuitiva ajuda iniciantes a navegar melhor pelo programa, além de ter outros recursos que auxiliam e melhoram sua experiência e imersão dentro do software, levando seu trabalho a outro patamar.

Vantagens:
Ferramentas de nível profissional;
Preço acessível, com uma versão grátis para testar e experimentar as funções antes de adquirir um dos planos ofertados;
Inúmera variedade de ferramentas para agregar ao seu trabalho;
Consegue salvar os documentos no Google Drive e Dropbox;
Compatível com vários sistemas operacionais, como Windows, Linux, Mac e Web;
Tela infinita para ajudar na imersão na hora que estiver desenhando.
Desvantagens:
A única desvantagem de EdrawMax é apenas ter que adquirir um dos planos para ter acesso ao total de recursos que ele oferece, embora a versão gratuita já possibilite uma variedade gigantesca de ferramentas que irão te ajudar na hora de montar seu diagrama e desenhos.
2.AutoCAD Electrical
Esse software possui uma grande biblioteca para documentar sistemas de controle elétrico, além de ter grandes ferramentas de desenho específicas para ampliar ainda mais a produtividade do usuário, evidenciando mais detalhes em circuitos, peças, objetos e plantas arquitetônicas.

Vantagens:
Possui ferramentas de nível profissional;
Multiplataforma, com suporte para Windows e Mac;
É possível realizar a importação e exportação de PDFs e outros arquivos sem ter problemas.
Desvantagens:
Preço muito alto em comparação aos demais no mercado;
Não simula painéis de controle industriais;
Interface intimidante, não é amigável com iniciantes;
O ambiente 3D é bastante limitado.
3.ETAP
Um excelente software para criar diagramas elétricos de diferentes sistemas elétricos, ETAP possui muitas ferramentas que auxiliam na automatização, otimização, simulação e análise dos seus projetos, tornando-os ricos em detalhes. Além disso também é possível gerenciar facilmente o sistema elétrico desenvolvido, criar diagramas de linha de rede CA e CC trifásicas e monofásicas.

Vantagens:
Recheado de ferramentas de nível profissional;
Os arquivos da biblioteca são abundantes para cada componente elétrico, como relés, disjuntores, etc.
Desvantagens:
Não é muito fácil de usar;
Não é multiplataforma, funciona apenas no sistema operacional Windows;
Não é gratuito, apesar de possuir versão de teste grátis;
Vários recursos e ferramentas são limitados ou até mesmo restritos, a menos que você compre o pacote completo.
4.SolidWorks Electrical Schematics
SolidWorks é um ótimo software para iniciantes e também profissionais, com ferramentas que proporcionam diagramas e designs colaborativos para o desenvolvimento de sistemas elétricos, tudo isso com o auxílio de uma biblioteca rica em conteúdo, como símbolos, peças de fabricação e modelos para os componentes do sistema.

Vantagens:
É um software bastante amigável ao usuário, você aprende a mexer em tudo rapidamente;
Relatórios e validação de dados personalizáveis;
Desvantagens:
É um software bastante pesado e alguns computadores poderão sofrer com lentidão;
Possui uma certa restrição de funcionalidade de dimensão durante a criação de desenhos de arranjo geral;
Não é gratuito, precisa comprá-lo para poder usar.
5.SmartDraw
Com mais de 4500 modelos diferentes disponíveis em sua biblioteca, SmartDraw oferece ferramentas para elaborar diagramas e sistemas de todos os tipos, principalmente elétricos. Estando disponível em versões offline e também online, esse software não requer muitos conhecimentos para manuseá-lo e contribui para o desenvolvimento de diagramas dos sistemas que você estiver trabalhando.

Vantagens:
Biblioteca com vários modelos disponíveis;
Ferramentas diversas para elaborar diagramas, fluxogramas, ilustrações, sistemas elétricos.
Desvantagens:
Preço muito alto para adquirir o produto;
Quando a licença gratuita expira, você não consegue mais acessar seus trabalhos;
Não permite colaboração remota.
CONCLUSÃO
Todos os softwares listados são ótimos para usar, cada um com suas ferramentas úteis para o desenvolvimento de diagramas. Contudo, EdrawMax é o que mais se destaca por conta de todas as suas funcionalidades que agregam muito ao seu trabalho, o preço para obtê-lo é menor em comparação aos demais softwares e, ainda assim, ele proporciona uma melhor experiência ao usuário com uma interface intuitiva e fácil de mexer. Ele é, de longe, o melhor software de Design Elétrico.