Agência Espacial Europeia lança satélite para estudar mudanças climáticas
EarthCare vai analisar nuvens e aerossóis atmosféricos
Uma das missões mais complexas e ambiciosas de observação da Terra começou nesta quarta-feira (29) com o lançamento do satélite EarthCare.
Lançado da base de Vandenberg, na Califórnia, com um foguete Falcon 9, a tecnologia terá o objetivo de estudar nuvens e aerossóis atmosféricos para descobrir os mecanismos subjacentes às alterações climáticas.
A operação nasceu da colaboração entre as agências espaciais Europeia (Esa) e Japonesa (Jaxa), além de contar com uma importante contribuição da Agência Espacial Italiana (Asi).
"Nuvens, aerossóis e radiação serão em breve compreendidos com muito mais clareza, uma vez que uma combinação única de quatro instrumentos a bordo do EarthCare trabalhará para resolver alguns dos aspectos mais misteriosos da nossa atmosfera", escreveu o diretor geral da Esa, Josef Aschbacher.
Simonetta Cheli, diretora dos programas de observações da Esa Earth, declarou que a missão teve início em um "momento crítico" e que todos os especialistas estão ansiosos para receber os primeiros dados. (com Ansa)