Jovens buscam conselhos sobre drogas com colegas na internet

Por

REUTERS

WASHINGTON - Pais que se preocupam com predadores sexuais assediando seus filhos adolescentes na internet também devem se preocupar com o que eles aprendem sobre drogas com seus colegas no mundo virtual.

Um novo estudo do Centro de Tratamento Caron, uma instituição sem fins lucrativos que oferece tratamento contra drogas e álcool, mostra que os adolescentes estão usando sites de relacionamento e fóruns para aprender sobre como usar drogas.

Das 10,3 milhões de mensagens escritas por adolescentes que foram analisadas no estudo, mais de 160 mil eram sobre drogas ou álcool. Uma em cada dez mensagens sobre drogas envolviam um adolescente que buscava conselhos de como usar drogas de maneira segura e sem ser descoberto.

- Isto era algo que não pensamos cinco anos atrás - disse Janice Styer, conselheira clínica do Centro de Tratamento Caron.

O estudo descobriu que os adolescentes trocam informações sobre suas próprias experiências com drogas, dando alertas e conselhos sobre drogas específicas e discutindo seu status legal.

Entretanto, Styer afirma ser perigoso o fato dos adolescentes confiarem nos conselhos de seus semelhantes porque "as pessoas vão dizer que usaram coisas que não usaram".

Os adolescentes usam gírias quando falam sobre drogas e álcool na Internet, o que torna difícil para os pais saberem o que seus filhos estão fazendo.

Styer aconselha os pais a conversarem com seus filhos sobre o uso da internet, particularmente se eles estão sendo discretos sobre suas atividades online.

- Eu ouvi garotos dizerem que não se importam em falar com seus pais, mas eles não sabem como - disse Styer. - É muito mais fácil falar com uma pessoa anônima do outro lado - revela.