Acupuntura auricular é tema de curso em Copacabana

Por

Agência JB

RIO - Pioneira da técnica chinesa no Rio de Janeiro, a acupunturista e fisioterapeuta Raquel Terra vai ministrar curso de Acupuntura suricular, a partir do sábado, no Centro de Medicina Chinesa, em Copacabana.

O programa inclui o estudo dos conceitos básicos da medicina tradicional chinesa (fisiologia e etiopatogenia) e introduz os princípios teóricos e práticos da acupuntura auricular. Terá destaque o estudo da origem do pensamento fisiológico oriental, princípios do Yin e Yang, formação das estruturas energético-funcionais, causas das enfermidades, diferenciação segundo 8 princípios, funções do Zang Fu (órgão e vísceras), origem do diagnóstico e tratamento através do pavilhão auricular, anatomia do pavilhão auricular, domínio teórico e prático da localização e função de cada ponto auricular, além da aprendizagem do método de localização das sementes e da correta manipulação, diagnóstico e tratamento das enfermidades do sistema osteomioarticular, como: lombalgia, cevicalgia, periartrite de ombro, afecções de punho, tornozelo, joelho e ciatalgia; afecções do sistema nervoso: ansiedade, cefaléia (dor de cabeça) e insônia.

Após o término do curso, iniciam-se seis meses de estágio ambulatorial, no próprio Centro de Medicina Chinesa. Neste período, os alunos serão encaminhados para o acompanhamento do tratamento de pacientes com diversos tipos de enfermidades.

O público-alvo é composto por profissionais com formação básica em medicina Tradicional Chinesa, além dos profissionais da área de terapias complementares, shiatsuterapeutas e acupunturistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos.

A Medicina Tradicional Chinesa existe há cerca de 2500 anos e tem como objetivo básico restabelecer e manter o equilíbrio de todo o organismo: órgãos, vísceras, articulações e todo aspecto emocional. A acupuntura auricular é um procedimento oriental que estimula pontos situados na orelha, correspondentes a todos os órgãos e funções do corpo. Aprovada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como terapia de microssistema, a técnica já é uma das mais eficazes no tratamento da dor de cabeça.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (21) 2549-4087.

.