Mulheres americanas morrem menos de cãncer de mama, diz pesquisa

Por

Agência JB

WASHINGTON - A taxa de mortalidade por câncer de mama nos Estados Unidos continua baixando mais de 2% ao ano, segundo informações divulgadas nesta terça-feira pela Sociedade do Câncer dos Estados Unidos. Os dados confirmam uma tendência iniciada na década de 1990.

De acordo com a entidade, este ano aproximadamente 40.460 pessoas morrerão devido ao câncer de mama no país. A doença só perde para o câncer pulmonar em mortes de mulheres.

A Sociedade interpretou a redução como resultado dos avanços na detecção adiantada da doença e dos novos tratamentos, em um relatório divulgado em Atlanta (Geórgia). Porém, o relatório mostrou que nos últimos anos a redução beneficiou mais as mulheres brancas e hispânicas, mas não tanto as afro-americanas. A taxa se manteve entre as de origem asiática.

Entre 1995 e 2004, a taxa de mortalidade por câncer de mama entre as mulheres brancas e hispânicas caiu em média 2,4%, com redução de 1,6% entre as de origem africana. Não houve alteração entre as de origem asiática, indígenas ou das ilhas do Pacífico.