Microsoft aposta no mercado consumidor empresarial

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Agência EFE

BARCELONA - O vice-presidente mundial do Windows Mobile, da Microsoft, Pieter Knook, anunciou hoje que sua companhia aposta na expansão do mercado consumidor, passados os primeiros anos após a mudança de foco da empresa para o serviço de telefonia móvel dedicados às empresas.

Na entrevista coletiva da Microsoft, concedida durante o Congresso Mobile World, Pieter Knook, e o presidente da divisão de entretenimento e artigos da multinacional, Robbie Bach, anunciaram que esperam vender 20 milhões de terminais móveis operados com o sistema Windows Mobile.

David Fernández, responsável da divisão móvel da Microsoft na Espanha, comentou que a intenção é fazer com que os usuários escolham um único aparelho para utilizar tanto na vida profissional quanto pessoal. Segundo ele, a última versão de seu sistema operacional é capaz de realizar ambas as funções.

No encontro, os diretores da multinacional anunciaram a compra da empresa americana Danger, especializada em serviços ligados a aparelhos móveis, mas não revelaram o valor pago na transação.

A Microsoft já possuía desde o ano passado acordos com dois dos principais fabricantes (Samsung e Motorola) para o uso de seu sistema operacional. Nesse congresso a gigante dos softwares também assinou contratos com a LG e a Sony Ericsson.

O programa da Microsoft será instalado no novo X1 da nova marca de Sony Ericsson Xperia TM, que foi destacado pelos diretores como um aparelho de alto potencial.

Segundo Fernández, em 2007, foram vendidos 750.000 dispositivos com Windows Mobile em um mercado de 2,4 milhões. Este ano espera-se crescimento entre 35% e 50%.

Já a Samsung prevê aumentar suas vendas mundiais de celular em 25%, este ano, o que representará negócios com 200 milhões de aparelhos, disse hoje o presidente da operadora, Geesung Choi.

Durante o congresso World Mobile, realizado em Barcelona, Geesung Choi explicou que o setor da telefonia celular está mudando 'e sempre é imprevisível' mas 'as oportunidades e ameaças existem juntas e por isso há de se estar sempre atento para reagir de forma apropriada ao que o consumidor pede e à inovação tecnológica'.

A empresa está lançando este ano um aparelho chamado Soul que o diretor classificou como 'a essência máxima do móvel'. Segundo Geesung Choi, não se trata apenas do lançamento de um novo produto mas de uma estratégia que responde às necessidades de cada tipo de usuários de telefonia celular, por isso levou a Barcelona (sede do evento), dispositivos baseados no estilo de vida dos clientes - o que inclui desde os produtos mais básicos aos mais sofisticados.