Empresa oferece recompensa contra vírus de 1º de abril
Portal Terra
SÃO PAULO - Os especialistas em informática estão apreensivos quanto ao vírus Conficker.c, que pode entrar em ação em milhões de computadores pelo mundo nesta quarta-feira, dia 1º de abril. As previsões mais pessimistas são semelhantes as da virada de 1999 para 2000, quando acreditava-se que uma pane poderia paralisar os sistemas de todo mundo. A Microsoft está oferecendo US$ 250 mil de recompensa para quem encontrar uma forma de neutralizar os efeitos da praga virtual. As informações são da CNN.
O programa malicioso é um Worm que já deve ter infectado entre 5 e 10 milhões de máquinas ao redor do mundo. O diretor de pesquisas de ameaças da CA, Don DeBolt, disse que os computadores ainda não mostram sinais evidentes de infecção, mas que a partir desta quarta-feira passam a ficar sob o comando de uma máquina central.
O programa pode deletar os arquivos, usar o computador como zumbi controlado para sabotar e tirar páginas da web do ar, além de coletar informações digitadas no teclado, como senhas e números de contas bancárias, dizem especialistas à CNN.
DeBolt explica que os hackers já não buscam causar problemas aleatoriamente, seu objetivo é aplicar golpes financeiros.
Como funciona
O vírus se instala na máquina e pode impedir o sistema operacional Windows de fazer atualizações preventivas. O código do software foi feito de forma que o vírus pode mudar para driblar as medidas de neutralização.
Como saber se está infectado
Segundo os especialistas uma forma de verificar se o seu computador está infectado, é tentar realizar as atualizações do Windows. A atualização mais recente do banco de dados do programa de anti-vírus também é recomendada.