Twitter mata contas de spam

Por

Portal Terra

RIO - Na manhã desta sexta-feira, muitos usuários do serviço de microblog Twitter verificaram uma perda significativa no número de seguidores. A 'culpa' é do próprio Twitter, que está ajustando o sistema e apagando contas que enviam spam excessivo pela rede.

O indicador oficial de status do Twitter informa que "por algum tempo, as contas de seguidores e seguidos se mostraram incorretas. Vamos em breve resolver esse problema. Isso significa que a conta que você vê na sua barra lateral deve ser igual à que aparece nas páginas de seguidores e seguidos".

Segundo o Twitter, a consequência para essas mudanças é a "queda no número de seguidores para algumas pessoas. Em particular, aquelas com grande número de seguidores podem ver mudanças significativas conforme corrigimos as contas de spam e inconsistência de dados. Nenhum seguidor legítimo deve ser afetado, estamos apenas fazendo uma limpeza no sistema".

A mudança aparece nos "Trending Topics", os itens mais discutidos no Twitter desta sexta-feira com o nome "Spammers Perish", com usuários indicando (e comemorando) que perderam seguidores que não faziam nenhuma diferença. É mais um passo do Twitter para verificar a autenticidade dos seus usuários.

Recentemente, o serviço passou a criar contas "verificadas" para celebridades e figuras públicas. O apresentador Marcelo Tas foi o primeiro brasileiro a receber o "selo" do Twitter.