Único Banco de Olhos no Rio de Janeiro fecha por falta de recursos

Por

JB Online

DA REDAÇÃO - O único banco de olhos do estado do Rio fechou as portas por falta de recursos. A Sociedade Banco de Olhos Rio de Janeiro, fundada em 2003 por médicos oftalmologistas transplantadores, é uma instituição sem fins lucrativos que tem como foco principal a captação de tecido ocular (córnea) para transplante.

O Diretor Técnico do Banco de Olhos, Dr. Ricardo Reis, explica que o banco, que funciona dentro do Hospital de Bonsucesso, está com inúmeras dívidas e impostos atrasados:

- Precisamos de patrocínio e faremos a campanha Amigo do Banco de Olhos para captar recursos. É importante lembrar que para milhares de brasileiros o transplante de córnea é a única esperança de voltar a ver o mundo - diz o oftalmologista.

- As córneas doadas devem ser retiradas em até 6 horas após a morte do paciente e podem ser preservadas, em média, por dez dias - elabora o Dr. Ricardo Reis, sobre o procedimento de retirada de córneas - A falta de recursos preocupa e o banco sequer tem dinheiro para conservar as córneas.