Dose de antiviral pode dobrar em casos graves

Por

Jornal do Brasil

RIO - A secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro poderá intensificar o tratamento com o medicamento osetalmivir (Tamiflu) nos casos mais graves de influenza A (H1N1) a gripe suína. Atualmente, segundo o secretário Sérgio Côrtes, o tratamento para cada paciente inclui a medicação com duas cápsulas do remédio por cinco dias. A proposta é passar a indicar o tratamento para mais dias.

A mudança no tratamento para casos mais graves foi discutida ontem em um encontro do secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, com médicos e especialistas da área de saúde.

Estamos avançando para um lado muito mais técnico do ponto de vista de se discutir o uso do antiviral, o Tamiflu, nos casos mais graves com dose dobrada, com uma extensão maior do que os cinco dias, associado ou não a antibióticos comentou.

Segundo o secretário, por enquanto, a mudança no tratamento ainda está sendo discutida e, por isso, não há ainda nenhuma orientação oficial da Secretaria de Saúde para que a dose dobrada do medicamento seja aplicada nos casos mais graves.

O serviço do Disque-Gripe, inaugurado no final de julho pela secretaria estadual de Saúde, já atendeu cerca de 231 mil pessoas. O objetivo do serviço é tirar dúvidas sobre a influenza A (H1N1), evitando que pessoas se dirijam a hospitais e postos de saúde sem necessidade.

O balanço foi divulgado ontem pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, em coletiva à imprensa.

Imagina o que seriam 231 mil pacientes procurando uma unidade de saúde. Seria o caos completo. Quando entrou em funcionamento o 0800, nós conseguimos não só tirar esse paciente que desnecessariamente procuraria uma unidade de saúde, mas o principal do Disque-Gripe foi que conseguimos identificar as gestantes, as crianças até 2 anos, os idosos, pacientes com morbidades, e indicar que procurassem imediatamente uma unidade de saúde disse.

O Disque-Gripe da Secretaria de Saúde funciona pelo telefone 0800 2810100. O estado do Rio de Janeiro registrava até ontem à noite 37 mortes causadas pela doença.