Nokia e SAP criam empresa de serviços antipirataria

Por

Tarmo Virki, REUTERS

HELSINQUE - A Nokia e a SAP anunciaram na terça-feira a abertura de uma nova empresa que irá fornecer serviços tecnológicos a donos de marcas para lutar contra o lucrativo mercado de produtos falsos e piratas.

"Vemos uma grande oportunidade de negócios no setor de serviços de proteção de marcas", disse o gerente de Comércio e Desenvolvimento Corporativo, Antti-Jussi Suominen, em comunicado.

A nova empresa, Original1, terá sede em Frankfurt, na Alemanha, e será chefiada por Claudia Alsdorf, atualmente vice-presidente da SAP Research. A nova companhia deve começar suas operações antes de terminar o ano.

Nokia e SAP controlarão 40 por cento cada da empresa, enquanto uma terceira parceira, a alemã Giesecke & Devrient, ficará com os outros 20 por cento.

"Hoje, mais do que nunca, as empresas precisam combater a falsificação antes que seja tarde demais, quando a empresa já estiver em risco de não poder mais se sustentar", disse Alsdorf.

"A Original1 fornecerá uma loja direta para empresas que buscam serviços seguros que as protejam de falsificação, proteja o valor de suas marcas e ajude-as a desenvolver uma forma mais transparente de trabalhar, tornando-as mais sustentáveis".

Os serviços da Original1 usarão tecnologia e soluções da SAP, enquanto a Nokia entrará com softwares de autenticação móvel e a Giesecke & Devrient fornecerá soluções de segurança do valor total da cadeia de lojas, afirmaram as empresas.