Google lança busca musica com Lala e iLike
Sue Zeidler, REUTERS
LOS ANGELES - O Google estreou na quarta-feira sua parceria com os serviços de Web iLike, do MySpace, e Lala, a fim de oferecer aos fãs de música uma forma simples de encontrar, experimentar e adquirir canções na Internet, o que expande sua presença no setor musical.
O líder mundial das buscas online oferecerá aos usuários que estão à procura de uma canção uma caixa de pop-up que executará um trecho de pelo menos 30 segundos da faixa - e em alguns casos a faixa inteira -, fornecida pela iLike e Lala, que oferecerão links para a compra da canção.
O Google também formou parcerias com a Pandora, iMeem e Rhapsody a fim de incorporar links para esses sites de música, para ajudar os consumidores a descobrir música assemelhada às suas buscas. O Google começará a oferecer o recurso aos usuários dos Estados Unidos na quarta-feira.
Os lançamentos cimentarão o papel do Google no setor de música, que vem sofrendo com a queda de vendas em meio à ascensão do iTunes, da Apple, e de outros sites, e da redução no número de veículos de mídia para o lançamento de novos músicos. Os investidores esperam que a veiculação de músicas e videoclipes online em formato stream ajudem a conter a perda de fãs.
"A cada dia registramos milhões de buscas sobre música. A pessoa quer saber mais sobre o seu artista favorito, descobrir um novo álbum ou uma canção especial, ou descobrir como se chama uma canção que está grudada em sua cabeça," afirmou o Google em seu blog.
As novas capacidades ajudarão os ouvintes a localizar canções quando fizerem buscas pelo título, álbum, nome do artista ou até um ou dois versos das letras.
O Google afirmou que não trabalhou diretamente com qualquer gravadora - ao contrário do que afirmavam reportagens sobre supostas parcerias entre a empresa e grupos como a Sony Music Entertainment e Warner Music Group -, mas que sua iniciativa contava com o pleno apoio do setor.
"Todo mundo recebeu a ideia de forma positiva. Nosso modelo de negócios, de fato, é melhorar a experiência de busca com a ajuda dos parceiros de stream, que oferecem modelos de negócios próprios também interessantes," disse R. J. Pittman, diretor de administração de produtos do Google.