Aplicativo do Facebook ajuda usuários de sites de compras coletivas
RIO - O mercado de compras coletivas por sites como Peixe Urbano, Groupon e City Best virou moda este ano no Brasil. Segundo o Ibope, já são mais de 6 milhões de usuários que aproveitam ofertas de produtos e serviços com descontos que podem chegar a 90%. Com cerca de 400 sites desse tipo no país, não é difícil perder o controle dos cupons comprados. Para resolver esse problema de muitos consumidores brasileiros, está sendo lançado o Organizaí. Para usar o serviço gratuitamente, não é preciso cadastro, basta ter uma conta no Facebook, maior rede social do mundo.
O objetivo da ferramenta é ajudar o usuário a organizar os cupons de todos esses sites em um mesmo lugar, de forma que o prazo para gastar não seja perdido. Para fazer o cadastro, o usuário informa o título e o código da oferta adquirida, a data de vencimento do cupom e com quantos dias de antecedência deseja ser lembrado. Com base nesses dados, o sistema envia um e-mail e mensagem SMS lembrando o usuário para que ele possa consumir os itens comprados antes que o prazo termine.
O Organizaí já está em negociação com os principais sites de compra coletiva para que esse cadastro seja feito de forma automática. De acordo com os criadores do aplicativo, a ideia surgiu porque eles mesmos tinham dificuldade de controlar os cupons.
“Nós usamos muito esses sites de compras coletivas e até já perdemos o prazo para aproveitar algumas oportunidades. Outro dia comprei um cupom de restaurante japonês e agora vi que a validade passou”, conta André Fonseca, um dos idealizadores do serviço.
Em uma única tela, o usuário pode visualizar os cupons não utilizados, já utilizados ou aqueles vencidos. Para se organizar ainda melhor, no momento do cadastro o consumidor pode informar dados complementares como o site em que a compra foi realizada, a cidade, o estabelecimento que prestará o serviço, o preço original e com desconto. Além disso, é possível colocar observações sobre restrições para consumo do cupom como, por exemplo, os casos em que a oferta não é válida em fins de semana.
Com acesso através do site www.organizai.com.br ou do Facebook, o Organizaí também funciona em smartphones. Posteriormente, o aplicativo englobará um serviço de venda de cupons já adquiridos, para o caso do consumidor desistir do cupom.
A ferramenta foi desenvolvida pela Dito Internet, empresa especializada na criação de aplicativos sociais para Facebook, Orkut e Twitter, residente na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Belo Horizonte (Insoft-BH), programa gerido pela FUMSOFT.