Primeira lente para óculos “verde”, com solução de embalagem ecológica é lançada
Diminuição da camada de ozônio, poluição de áreas fluviais, aumento da temperatura global, entre outras agressões ao meio ambiente são situações cada vez mais preocupantes. Pensando nisso, a multinacional francesa Essilor, fabricante exclusiva das lentes multifocais Varilux e do anti-reflexo Crizal , apresentará na Expo Abiótica 2011 – maior evento óptico da América Latina – sua primeira lente “verde”, a Airwear.
Esta lente para óculos, que será apresentada durante o evento – entre os dias 13 e 16 de abril, em São Paulo – é feita em policarbonato, sendo 30% mais fina e leve que as demais e possui 100% de proteção contra os raios UVA e UVB. Além disso, o produto é 12 vezes mais resistente a impactos do que as lentes existentes no mercado. “A Airwear possui também outra característica importante: todo o seu processo de fabricação utiliza 100% de água reciclada, preservando milhões de água anualmente.”, diz o presidente da Essilor Brasil e da América Latina, Thomas Bayer, acrescentando que as mesmas serão comercializadas, a partir de agora, em uma nova embalagem, a Cupless, feita com 100% de fibra de madeira, ou seja, totalmente reciclável.
Segundo Bayer, a iniciativa foi no intuito de criar uma alternativa que preservasse o meio ambiente, eliminando as caixas antigas que eram compostas por uma caixa de papelão e um suporte de plástico para a proteção das lentes. “Com essa nova embalagem, abolimos a parte plástica e a caixa de papelão foi adaptada para continuar protegendo a lente de danos. Além disso, o papel agora é reciclável e biodegradável”, explica.
A nova embalagem terá as mesmas dimensões das embalagens atuais (83x30x83) e será mais fácil de abrir. Com a sua implantação, que se dará ao longo de 18 meses, serão menos 230 toneladas de plástico dispensados na natureza por ano. “Com isso haverá uma economia de 50% no consumo da água e 10% no de energia”, conclui o presidente.