Bahia prorroga vacinação contra gripe
Mais um estado decidiu prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe. A Secretaria de Saúde da Bahia manteve a vacinação até o dia 27 de maio, seguindo orientação do governo federal.
O Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios dessem continuidade à campanha para cumprir a meta de imunizar 80% do público-alvo. Na semana passada, 19 estados e o Distrito Federal já haviam anunciado a prorrogação. A maioria até o final desta semana.
Na Bahia, o objetivo é vacinar 2,4 milhões de pessoas. Até hoje (18), quase 1,5 milhão já foi imunizada. Em todo o país, a meta é imunizar cerca de 24 milhões de pessoas. No dia 13, último dia da campanha nacional, cerca de 60% já haviam sido vacinados, conforme balanço do ministério.
Devem se vacinar crianças de 6 meses a 2 anos de idade, gestantes, indígenas, idosos e profissionais de saúde. A vacina protege contra os vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2010, entre eles o Influenza H1N1, responsável pela influenza A (H1N1) - gripe suína. A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo ou apresentou reações a doses anteriores da vacina contra gripe.