O uso de células tronco em ortopedia 

Cirurgião carioca falará sobre o tema em congresso em São Paulo

Por

Precursor dos estudos e aplicações em PRP (Plasma Rico em Plaquetas), professor da UFF e cirurgião Carlos Henrique Bittencourt participará do VII Congresso Brasileiro de Células-Tronco, Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa. O evento acontece em São Paulo, nos dias 28 e 29 de setembro, e seu tema será o ‘Uso de células tronco na ortopedia’.

Segundo médico,a terapia celular tem como objetivo o reparo, a melhoria e até mesmo a cura de doenças causadas por traumas ou degenerações. “Já são realizados no Brasil e no mundo, no segmento da ortopedia, tratamentos a partir da própria célula do paciente. O objetivo é acelerar o processo de regeneração da área lesionada. As células-tronco adultas mesenquimais são naturalmente capazes de realizar reparo e regeneração de tecido”, esclarece. 

O pesquisador complementa que a medula óssea e o tecido adiposo são ótimas fontes de células tronco adultas. “Elas podem se coletadas, cultivadas, manipuladas e aplicadas em pacientes para diferentes fins. As células mesenquimais podem reparar músculos, tendões, cartilagem, ossos, sistema nervoso e entre outras possibilidades”, conclui.