Educação: muito além do robô

Robótica estimula valores como trabalho em equipe, solidariedade e respeito ao próximo

Por

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, Robótica é um ramo educacional e tecnológico que engloba computadores, robôs e computação, ou seja, trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados. Mas o tema “Robótica” ganha outro significado no colégio Liceu Franco-Brasileiro -  instituição de ensino do Rio de Janeiro – onde, o que importa, muito mais que competir, ganhar títulos ou pesquisar novas formas de tecnologia, são valores como o trabalho em equipe, a ajuda a quem precisa e o respeito ao próximo, por exemplo.

O desenvolvimento do raciocínio e capacidade para solucionar questões de toda ordem também estão entre os benefícios da aplicação da robótica.“Durante os encontros, os estudantes fazem uso do raciocínio lógico, pensamento, atenção, ou seja, o poder de concentração e absorção de informações é aumentado. Que peças deverão usar no robô? Quais movimentos ele será obrigado a fazer para chegar a um objetivo final? Tudo é motivo de reflexão e tomada de decisão para cumprir a meta discutida entre alunos e orientador/monitor”, explica Kátia Abrantes, coordenadora do núcleo do Robótica. 

Ainda de acordo com a Coordenadora, participar do grupo de robótica do colégio se dá de forma natural. “Abrimos inscrição e os alunos interessados chegam voluntariamente. Contudo, é preciso muita dedicação, principalmente quando os campeonatos se aproximam”, diz, acrescentando que é necessário o aluno ter um bom rendimento escolar e, consequentemente, boas notas, visto que este é um dos pré-requisitos básicos para que consigam permanecer no grupo, que é manter as duas frentes equilibradas.

Um olhar sobre as demandas da sociedade

O principal objetivo de todas as pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Liceu Franco-Brasileiro, dentro do grupo de robótica, é, além de atender e superar as expectativas dos jurados durante os campeonatos, melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo soluções aos principais gargalos existentes nas cidades.

Entre os principais projetos estão a Estrutura Mecânica para Leitos Hospitalares, com o intuito de solucionar problemas de úlcera de pressão, popularmente conhecida como escara; Sinalizador de Deslizamentos, onde um sinalizador que, a partir da umidade do solo e do fluxo de terra se deslocando, alerta de forma precisa à população, assim como à Defesa Civil, quando haverá um deslizamento; e Asfalto Permeável Multiuso. Ainda falando sobre problemas relacionados à enchente, os alunos pensaram nessa solução inovadora onde o asfalto, devido à sua permeabilidade, absorveria a água da chuva impedindo que se acumule. Em seguida, essa mesma água seria direcionada por um sistema de canos até um reservatório para que recebesse o devido tratamento e pudesse, finalmente, ser reaproveitada.

Conhecendo um pouco mais...

A equipe de robótica do Liceu Franco-Brasileiro, formada por alunos do 9º ano ao ensino médio é patrocinada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Competindo em torneios como o anual First Lego League de Robótica, a equipe não pára de colecionar prêmios.