Ortodontia: aparelho modulado com tecnologia 3-D dispensa fios metálicos
Um novo tratamento ortodôntico está em alta entre pacientes, incluindo famosos como Gisele Bündchen, Neymar e Justin Bieber, e já está ao alcance de todos. Trata-se do Invisalign, um aparelho removível quase invisível e que pode ser usado em diversos tratamentos odontológicos. "Ele é uma sensação por ser muito mais prático e carregar um apelo estético muito melhor que outros aparelhos convencionais, pois quase não dá para notar que a pessoa está usando um aparelho", explica Flavio Gonçalves, especialista em ortodontia pela PUC-Rio e membro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RJ).
O economista Marcelo Dillon, 28, conheceu na infância os aparelhos convencionais e, agora, depois de adulto, conheceu o invisalign através de seu ortodontista. Segundo ele, a opção pelo "aparelho invisível" se deve a quarto fatores fundamentais: "A primeira é que o aparelho de metal tem uma estrutura fixa, já o invisalign funciona como um aparelho móvel, facilitando a alimentação, a higienização bucal. Você pode tirar para comer e escovar os dentes e passar fio dental normalmente e recoloca-lo com facilidade. Outra diferença é que o invisalign não tem as estruturas de metal que machucam a gengiva", diz o economista acrescentando que a estética talvez seja o principal motivo pelo qual escolheu o invisalign. "Ele é quase imperceptível. Quando estou na rua e digo para alguém que uso aparelho, a pessoa precisa se aproximar bem para perceber. Já estou usando a sete meses e quase ninguém vê".
Ainda de acordo com Marcelo Dillon, com certeza o tratamento é mais curto e tem uma efetividade imediata, apesar de ser um pouco mais caro do que os convencionais. "Por outro lado a pessoa precisa ter muita disciplina. Minha prima, por exemplo, aproveitando a mobilidade do invisalign, tirava o tempo todo para comer, dormir, escovar os dentes e não teve o resultado desejado", conta Marcelo que está muito satisfeito com o aparelho.
Desenvolvido com alta tecnologia, o Invisalign é um aparelho modelado em 3D composto por alinhadores, o que dispensa o uso de fios de metais, que irritam e, muitas das vezes, podem ocasionar ferimentos à boca. "Por ser removível, ele também alia a praticidade de comer e realizar a higienização bucal sem o desconforto ocasionado pela presença do aparelho. Devido à sua tecnologia, o Invisalign atua com a mobilização gradativa dos dentes. Em seis meses já é possível constatar resultados no tratamento", explica o especialista que é credenciado na Invisalign, na Clear Aligner Scheu Dental e na Essix Clear Aligner Dentsply (todos de Sistema de Aparelhos Trasparentes).
A principal vantagem do aparelho é que ele não interfere no estilo de vida do paciente, pois a grande parte das pessoas não percebe a utilização do produto, devido à discrição do mesmo. Tal característica pode evitar perseguições e bullying sofridos por crianças em tratamento ortodôntico, e preserva pessoas que trabalham diretamente usando a sua imagem, como figuras públicas e celebridades.
Estima-se que cerca de dois milhões de pessoas já utilizaram o aparelho que, devido a tecnologia 3-D, consegue traçar um plano completo para o tratamento, já sabendo antecipadamente a posição inicial e final da dentição. "Por se tratar de uma nova tecnologia, o dentista deve ser credenciado e passar por um treinamento específico para ser capacitado a oferecer o tratamento", finalizou Flavio.