Escola de negócios da PUC-Rio sedia 41ª Conferência Anual da European International Business Academy

Pela primeira vez em 40 anos, evento acontece fora da Europa

Por

A Escola de Negócios da PUC-Rio, sedia, de 1º a 3 de dezembro, a 41ª Conferência Anual da EIBA (European International Business Academy) que, pela primeira vez, em 40 anos, acontece fora da Europa. Foram submetidos 450 trabalhos, assinados por mais de mil autores de 61 diferentes países. Até o momento, mais de 400 participantes de 37 países como Inglaterra, França, Finlândia, Suécia, Estados Unidos e Áustria estão inscritos. O Brasil lidera esse ranking com 20% do número total de inscritos. 

O evento será aberto no dia 1º de dezembro, às 18h30, com a palestra do Prof. Pervez Ghauri, editor-chefe do periódico científico International Business Review, que vai falar sobre a interação entre multinacionais e governos.

A cerimônia de abertura contará ainda com as presenças da Profª Ana Tereza Tavares (Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto, Portugal), do Prof. Seev Hirsch (Universidade de Tel Aviv, Israel) e de José Rubens de La Rosa (membro do Conselho Empresarial do BRICS Policy Center e membro do Conselho de Administração da Marcopolo), que receberá o título de "Honorary EIBA Fellow 2015". Dentre outros palestrantes da Conferência, destacam-se ainda o presidente da FINEP, Luis Fernandes; o Diretor de Marketing da Totvs, Alvaro Cysneiros; o Chefe do Centro de Excelência da GE para a América Latina, Pablo Vera; e ainda o Presidente do Grupo Britt da Costa Rica, Pablo Vargas. 

Segundo o Prof. Jorge Carneiro, um dos chairs do evento, “a realização da 41ª Conferência da EIBA na Escola de Negócios da PUC-Rio é um reconhecimento ao bem-sucedido processo de internacionalização pelo qual passam as empresas brasileiras, mas principalmente aos pesquisadores brasileiros, cada vez mais presentes nos fóruns internacionais.” 

Ele acrescenta ainda que “a atração de tantos trabalhos científicos e de autores de diversos países indica a crescente relevância do Brasil para o mundo acadêmico e o reconhecimento da PUC-Rio como um importante centro de pesquisas sobre e internacionalização de empresas”.

Professores Participantes

Dentre os diversos pesquisadores participantes do evento, destacam-se:

Professor Pervez Ghauri (Birmingham University, Reino Unido): Ghauri vai falar sobre a interação entre as multinacionais e os governos (1º de dezembro, das 18h30 às 20h). É editor-chefe do jornal científico International Business Review e fellow da EIBA. Entre 2008 e 2010, Pervez Ghauri foi Vice-Presidente da AIB (Academy of International Business).

Professor Seev Hirsch (Tel Aviv University): Hirsch fundou e dirigiu o programa de MBA da Faculdade de Administração, em Rishon LeZion. Nos últimos anos, e dirigiu uma série de cursos de empreendedorismo e gestão industrial para os graduados universitários árabes e judeus. Ele participará da abertura do EIBA ao lado do professor Pervez Guauri e da professora Ana Tereza Tavares, no dia 1º de dezembro.

Professor Tamer Cavusgil (Georgia State University, EUA): Cavusgil falará sobre teoria e relevância das pesquisas cientificas (2 de dezembro, das 15h15 às 16h45). Cavusgil é especialista em internacionalização de empresas, estratégia global, mercados emergentes, e relações comprador-vendedor em negócios transfronteiras. Mais recentemente, tem pesquisado sobre a evolução da classe média nas economias em rápida transformação. 

Professor Peter Buckley (Leeds University Business School, Reino Unido): Buckley abordará o tema “Teoria da internalização e multinacionais de países emergentes” (3 de dezembro, das 15h15 às 16h45). Buckley foi presidente do EIBA entre os anos de 2009 e 2012 e recebeu a distinção da Ordem do Império Britânico. Na palestra, contará com a participação do professor Jean-François Hennart (Tilburg University, Holanda).

Professor Álvaro Cuervo-Cazurra (Northeastern University, EUA) Cuervo-Cazurra vai presidir painel sobre pesquisa e publicação em mercados emergentes, que contará com a participação de especialistas acadêmicos de diferentes continentes (2 de dezembro, das 10h30 às 12h). Cuervo-Cazurra estuda a internacionalização das empresas, com um interesse especial em multinacionais de mercados emergentes e faz parte do corpo editorial do JIBS (Journal of International Business Studies). 

Professor Esteban R. Brenes (INCAE Business School, Costa Rica): Brenes vai comandar um dos painéis de debates entre executivos e acadêmicos (2 de dezembro, das 13h30 às 15h). Brenes foi Ministro da Agricultura e Ministro de Ciência e Tecnologia do Governo da Costa Rica, entre Maio de 1998 e junho de 2000, e atualmente faz parte do conselho de administração de diversas empresas de capital aberto nas indústrias agrícolas e de manufatura. 

Os Chairs da conferência, Professores Jorge Carneiro (Escola de Negócios da PUC-Rio) e Claude Obadia (ESCE, França) estão extremamente otimistas. “O evento terá um alto nível de debates, contribuindo para o avanço das pesquisas sobre internacionalização de empresas”, ressalta Jorge Carneiro.

Sobre a EIBA

Fundada em 1974, a EIBA é uma associação acadêmica que visa promover o intercâmbio internacional e a disseminação de pesquisas sobre negócios internacionais e internacionalização de empresas.  A Academia congrega pesquisadores, professores e estudantes de todo mundo, mas principalmente da Europa. Atualmente, a Academia tem mais de 500 membros de cerca de 50 diferentes países, representando todos os cinco continentes.

Serviço: 41ª Conferência Anual da European International Business Academy (EIBA)

Data: 1 a 3 de dezembro

Local: Escola de Negócios da PUC-Rio - Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea

Informações e programação completa: www.eiba2015.org