Melhor idade mostra o que é qualidade de vida

Especialista fala sobre os benefícios das atividades físicas no processo de envelhecimento saudável

Por

O fim do ano chegou e as pessoas buscam as academias para obterem corpos sarados no verão. Porém, quem realmente sabe os benefícios da prática de exercícios físicos no cotidiano, reconhece que não somente no fim do ano é que se devem buscar tais atividades.

A fisioterapeuta da SOBACC – Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania, drª. Liana de Lima é quem comprova essa melhoria. Ela conta que através do aumento de idosos que praticam atividades físicas na instituição, observou uma melhora nas capacidades psicomotoras deles. Com o passar dos anos ocorre a diminuição das habilidades de motricidade como flexibilidade, coordenação motora e força, mas tem sido considerável a mudanças.

“A atividade física é determinante no retardo do processo de senilidade. Deve-se, antes de iniciar a prática, fazer um teste físico com o profissional que irá indicar as condições de saúde e os melhores exercícios, pois os fatores de risco nesta idade não podem ser esquecidos”, alerta Liana.

Segundo a especialista, os praticantes percebem e reconhecem que os alongamentos feitos antes e depois das aulas são muito importantes para prevenir contusões, e manter a flexibilidade na musculatura.

A prática de atividades físicas não traz apenas benefícios diretamente relacionados, mas também a sociabilidade e equilíbrio mental e nisso, tanto a fisioterapeuta quanto a professora de dança concordam.

“Nos dias de hoje muito se busca a longevidade, mas a maturidade de quem já experimentou muito na vida é que pode ensinar quais os caminhos para se chegar a melhor idade”, conclui a doutora.