'The Guardian': Aumenta a proliferação do HIV no Brasil

Jornal afirma que de acordo com UNAids número aumentou no país entre 2010 e 2015

Por

Matéria publicada nesta quarta-feira (13) no jornal britânico The Guardian, conta que de acordo com a UNAids, órgão das Nações Unidas dedicado ao combate da epidemia do HIV, o número de pessoas infectadas anualmente pelo vírus aumentou no Brasil entre os anos de 2010 e 2015.

Segundo a reportagem do Guardian, em 2010, cerca de 43 mil novos casos foram registrados no país, enquanto em 2015 o número passou para algo próximo de 44 mil novos casos.

> > > The Guardian HIV infecting 2m more people every year, warns UN

The Guardian acrescenta que, no mundo, o avanço da doença tem sido menor. Em 2010, foram 2.2 milhões de pessoas infectadas, enquanto no ano passado o número caiu para 2.1 milhões.

O Jornal do Brasil ressalta que pela primeira vez em mais de 30 anos da epidemia de HIV/AIDS o Governo do Brasil não mandou uma delegação de alto nível para um evento internacional das Nações Unidas. Foi anunciada a presença do Ministro das Relações Exteriores e ex-Ministro da Saúde do Governo Fernando Henrique Cardoso, José Serra, mas sua viagem foi cancelada. Em uma nota na internet, comentou-se na época que o governo Temer teria enviado uma delegação inexpressiva para encontro da ONU sobre HIV/Aids e os deputados fizeram turismo em vez de participar das reuniões.

Complementando a publicação do The Guardian, o Jornal do Brasil lembra que em 29 de maio deste ano, Fábio Mesquita, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais há três anos, anunciou em sua página no Facebook que estaria deixando o atual governo. Segue abaixo seu post:

“Desculpa, gente, não deu mais, pedi hoje para sair deste Governo Ilegítimo e conservador que ataca os direitos conquistados sem dó. Lutarei sem descanso pelo SUS de qualidade que sempre sonhamos e por um mundo mais tolerante com a diversidade. Obrigado por todo apoio nestes 3 anos!”, escreveu ele. Fábio também escreveu uma carta aberta, que publicamos no fim dessa matéria,  na qual explica suas razões e diz que segue no Departamento até a publicação de sua exoneração no “Diário Oficial da União”.

Leia Também

> > > NYT: Transcrições expõem motivação e complô para derrubar presidente Dilma

> > > 'Les Echos': Denúncias da Lava Jato respingam no ministério de Temer

> > > NYT compara Congresso do Brasil a circo

> > > 'DW': "Brasil vive clima pré-Chávez"

> > > FT: Brasília é um poço fervilhante de políticos comprometidos