Mais emprego e desenvolvimento com infraestrutura inteligente - Portos

O Rio de Janeiro precisa ajudar o Brasil a aumentar o fluxo comercial e esta ação passa pelo porto de Itaguaí que é o segundo do Brasil e o único com condições de receber os maiores e mais modernos navios do mundo

Por RICARDO SALLES

As áreas de comércio sempre se desenvolveram mais intensamente que as produtoras. No Rio de Janeiro, um importante centro de comércio nacional, houve uma grande indústria naval e a economia baseava-se no porto. Mais recentemente, Santos tomou a frente e o Rio de Janeiro deixou seu lugar para São Paulo, prejudicando toda a economia nacional pela simples ausência de ações. São Paulo, precisando dar fluxo a sua produção e às necessidades cada vez maiores de produtos importados, cresceu vertiginosamente com a estrutura criada em Santos por empresários de visão além de seu tempo. Está na hora do Rio de Janeiro acordar seu gigante adormecido e ajudar o país a subir alguns degraus.

O Porto de Itaguaí é responsável pela exportação de 85% do minério de ferro nacional, e embora tenha sido construído para ser um porto de contêiner, por falta de uma política adequada ao desenvolvimento, está subaproveitado. No entanto, é o único complexo portuário que tem a capacidade de ser simultaneamente um Hubport, o maior do Atlântico Sul e Gateway de distribuição interna. Hoje o porto é o único que pode operar grandes navios como os post-panamax, aqueles que transportam mais de 14.000 TEUs (do inglês, unidade equivalente a um container de 20 pés) e tem mais de 360m de comprimento, pois na Ilha da Madeira tem espaço para manobrar vários destes simultaneamente, o que Santos não consegue por conta da largura e calado do único canal. Sua retroárea pode ser muito expandida por contar com o Rio Guandu desaguando no porto, este Rio tem uma largura de 200m e calado suficiente em parte de seu trecho para operar balsas marítimas. Considerando ainda a ligação ao porto do Rio de Janeiro pela BR101 ou pelo Arco Metropolitano, ou ao porto de Santos pela própria BR101 ou pelo complexo ferroviário existente, além do evidente uso da costa marítima para os demais portos do país. O Brasil tem a chave para este jogo mudar e promover um incremento econômico de extrema relevância, trazendo riqueza a todo país.

Um porto existe para dar fluxo a uma economia ativa, e a infraestrutura deve estar sempre à frente, dando condições para que sejamos competitivos. 90% dos produtos são exportados pelos portos e o transporte é um dos fatores que compõem o valor destes produtos. A questão da burocracia e principalmente a reforma tributária devem ser encaradas de frente, e a simplificação e redução dos impostos vão impulsionar a economia, nos tornando mais competitivos, independentemente do nível cambial.

ricardo.salles@asm.com.br