IESA RODRIGUES
Gente que veste gente
Publicado em 30/01/2022 às 09:56
Mais uma vez se confirma uma das estratégias mais eficientes para vender moda. Afinal, quem precisa de tanta roupa, mais sapatos e meia dúzia de bolsas, nestes tempos de no máximo trabalho híbrido para a maioria?
A tática que nos leva a comprar mais algumas peças que talvez sejam pouco usadas por causa dos protocolos de isolamento, é a identificação. Nos identificamos com criadores, atores, participantes de programas de TV. Agora, mais até do que com personagens de ficção, super-heróis, games.
Das novelas para a campanha
Ricardo Tozzi já nos divertiu em “Cheias de Charme”, Geração Brasil, “Tomara que caia”, “Amor à vida”, atuou no teatro em “Os Guardas do Taj” junto com Reynaldo Gianecchini e agora empresta seus 1,82 para a campanha da marca mineira Amil Confecções (nada a ver com a empresa de planos de saúde), ao lado do modelo Bruno Silva. A coleção desta temporada inclui bermudas e calças em sarja e o sucesso da camisaria de manga curta ou longa, de modelagem slim ou clássica e uma variedade de opções desde flanelas até o xadrez.
Do Rap para a alta moda
Kanye West é uma das personalidades mais influentes do momento. Desde o fato de ter casado com a Kim Kardashian até os vídeos polêmicos, passando a assinar uma linha de tênis Adidas, o rapper americano representa um tipo de estilo moderno e urbano. A influência ajudou na convocação para assinar uma linha para a Gap, a gigante americana com lojas praticamente no mundo inteiro (no Rio não resistiu à concorrência com as lojas de departamentos nacionais, fechou a do Barrashopping). Hoodies, casacos fofões, jaquetas em cores fortes agradam nas vendas online. Em uma hora, o casaco bomber de R$ 490 esgotou. Agora, o vôo está mais importante, com o contrato com a parisiense Balenciaga, Ele até mudou o nome para Ye (imitou meu apelido, Kanye?)
Do palco (ou do bloco) para a linha
Preta Gil nunca negou o fascínio pela moda. Como assinatura deu certo, basta ver o colorido das estampas e biquínis na coleção Além dos Mares Salvador, na C&A.
Com mais três ícones de estilo _ Ludmilla, Grazi Massafera e Manu Gavassi _ Preta compôs o conjunto Além dos Mares, digno das lojas renovadas da rede. A C&A investe também no BBB22, tomou o espaço da Riachuelo e veste os jogadores da edição atual. Nem sempre os looks exibem bom gosto, mas vale destacar o estilo escolhido para o surfista Pedro Scooby.
Do Kpop para a camiseta
A marca Tempus, uma das mais conscientes da Coréia do Sul, não apenas veste os ídolos dos grupos que cantam e dançam. Além de avisar no site que só vendem o que gostam, a Tempus produz coleções criadas pelos próprios participantes, chamados de Idols pelas fãs. Cada peça vem com tag explicando de onde vem, de que é feita, mais um texto sobre o Tempo que passa, etc. Entra as linhas mais vendidas estão as camisetas assinadas por Lee DongHae e Eunhyuk. Elas chegam aos Brasil, mas em geral o imposto cobrado aqui custa mais caro do que a camiseta. Para uma fã, vale a pena ostentar a roupa de seu favorito. Mesmo que custe US$ 53 e pague R$ 250 de imposto quando chegar ao Brasil.
Só uma pergunta: alguém se identifica com a Charlote Casiraghi, neta da Grace Kelly, galopando a toda, na passarela da Alta Costura da Chanel?
Do que se trata
Trabalho híbrido: para quem ainda não passa por isto, é a forma de trabalho que divide o tempo entre o home office (trabalho de casa, online) e o escritório físico;
Sarja: um tipo de algodão muito usado em calças e bermudas. Substitui o jeans, por ser mais leve;
Hoodie: moleton com capuz;
Tag: etiqueta, a da Tempus é quase um cartaz, de tantas explicações.