Beleza e maciez andinas

Por

Foto: divulgação
Princesa Isabel De Mauleón De Bruyères, advogada, estilista e empenhada no trabalho social

O que conhecemos do Peru, país vizinho das nossas fronteiras do Amazonas e do Acre? Eu só conheço o aeroporto, em uma escala para Medellin, na Colômbia. E mais um profissional famoso, quase amigo, o fotógrafo Mario Testino. De teoria, sei das lhamas (conheci algumas pessoalmente, no zoológico de Palermo, em Buenos Aires), da gastronomia dos ceviches e da incrível visão nas fotos de Machu Picchu, no alto dos Andes, herança dos incas.

Agora chega uma história bonita e nobre. Uma princesa, casada com um herdeiro do rei Luis XV da França, entra na moda para valer.

Trata-se da Isabel De Mauleón De Bruyères (cada letra D maiúscula é um sinal de nobreza). A família atuava na área têxtil em Lima. Depois de fazer a faculdade de Direito Internacional, com mestrado, passar cinco anos na França, Isabel se casou com o conde Emmanuel De Mauleón De Bruyéres. Depois de cinco anos voltou ao Peru, para se dedicar aos negócios da família. Durante a pandemia, abriu a grife By Comtesse Isabel, com modelos desenhados por ela mesma, na fábrica onde até hoje trabalham pessoas das comunidades.


Além do mérito social, a princesa se destaca por usar matérias-primas do seu país: pelos de vicunhas, que têm uma fibra tão fina quanto o cashmere, pelos de alpacas e linho.

“A moda e o trabalho social me movem. Sou advogada de profissão mas realmente tenho me dedicado a muitas coisas.Minha principal vocação é promover o trabalho têxtil de meu país para o mundo,” explica.

.

O Peru é conhecido pela sua comida e Machu Picchu. Agora Isabel quer mostrar para o mundo os animais, como a lhama, a vicunha e a alpaca, assim como os tecidos feitos com seus pelos. “Esses mamíferos andinos possuem uma pelagem especial. A fibra da alpaca é uma das mais finas e caras do mundo, custa cerca de 1.500 dólares o metro.Temos que oferecer isso para o mundo”, espera a Princesa.

Aliada à nossa nobreza, a Princesa Isabel está criando uma coleção com a Princesa Francisca de Orleans e Bragança.

Vamos aguardar para sentir a maciez dos ponchos e casacos da Princesa Isabel De Mauleón De Bruyéres.