Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

Depois de dois filmes ok para cinema, Jack Reacher, enfim, dá certo no streaming

...

Publicado em 18/02/2022 às 10:09

... ...

Nunca li nenhum livro com as aventuras de Jack Reacher. Já são mais de 20 publicados (inclusive no Brasil). O personagem foi criado nos anos 90 por Lee Child, um ex-militar inglês, que usou de suas habilidades e conhecimentos de campo, para criar as características do personagem: Reacher é um ex-militar americano que vaga, nômade, pelos EUA. Ele trabalha aqui e ali, e resolve casos que atravessam o seu caminho. Para não ser encontrado, ele não tem carteira de motorista, conta bancária, rede social, celular fixo ou nada que possa rastreá-lo. Paga tudo com dinheiro (da pensão que recebe) e vive discretamente, fora dos grandes centros.

Pois bem. Depois de dois filmes com Tom Cruise (que pretendia criar uma nova linha para cinema com o personagem, mas eles não deram certo), eis que surge uma série do Prime Video (bancada pela Skydance, produtora de Cruise), que, enfim, acerta no tom do personagem. Como nos livros, ele é um brutamontes de 1,95m, de poucas palavras e de ações firmes. Bem diferente do baixinho Cruise, o que fez com que os fãs dos livros reclamassem dos filmes, por não ter sido fiel ao personagem dos livros. Mas, com a série, estes não terão do que reclamar. ‘Reacher’ é perfeito. E, para quem nunca leu os livros, puro entretenimento.

 

Macaque in the trees
Reacher': série do Prime Video, faz justiça ao personagem saído dos livros que não deu certo no cinema - em dois filmes com Tom Cruise (Foto: divulgação)

 

Encarnado pelo fortão, com cara de bom rapaz, Alan Ritchson (nada de relevante no currículo), a primeira temporada da série adapta o primeiro livro com o personagem, ‘Killing floor’ (1996). Pelo seu ritmo e pegada, parece um daqueles filmes dos anos 80, com o Schwarzenegger: tem boas cenas de ação, ironia e muitas frases de efeito do monossilábico personagem (que está sempre atento aos detalhes). Nesta primeira aventura, ele chega a Mavren, uma cidadezinha da Georgia, em busca do lar de seu bluesman favorito (adora este gênero musical) e acaba se deparando com uma trama de proporções gigantescas, envolvendo a polícia e um figurão local.

Assim, acaba se envolvendo com dois policiais íntegros: o honesto Finlay (Malcolm Goodwin), que adora rock careta de rádio, e a correta Roscoe (a pouco conhecida Willa Fitzgerald, que deve ir longe após este papel), uma moça determinada que acaba tendo uma queda pelo fortão. Ambos, eventualmente, vão ajudar Reacher numa investigação, depois que este deixa de ser um suspeito de assassinato. Formam um time.

A produção é simples, os atores são bons, as cenas de ação empolgantes (há bastante violência gráfica e explícita); e o personagem vive em um mundo real. Não neste, criado por filmes e séries atuais, dedicados apenas a agradar grupos. Negros, mulheres, crianças, asiáticos, animais, o que for, estão lá de acordo com a necessidade da trama, não plantados para preencher cotas ou dar ‘diversidade’ forçada. Não é nem correto nem incorreto, politicamente. É o que é (apenas atualiza algumas coisas que não existiam nos anos 90). E assim a gente se diverte. E tudo dá certo.

Tanto deu certo, que a segunda temporada foi anunciada em tempo recorde, apenas dois dias depois da estreia, semana passada. Mais do que merecido.

 

STREAMINGS+

 

Macaque in the trees
A 19a temporada de 'Family Guy' já está disponível no Star+ (Foto: divulgação)

 

*O AppleTV+ anunciou montes de novidades para o seu serviço de streaming. Como: a estreia, em 29 de abril, da série de suspense em 8 episódios “Iluminadas”, com Elisabeth Moss e a participação de Wagner Moura; a série “Sunny”, drama de humor ácido, com 10 episódios, protagonizado por Rashida Jones; anunciou a compra de "Mrs. American Pie", comédia de 10 episódios, que será estrelada por Kristen Wiig e Laura Dern; que vai lançar a série “Roar”, estrelada por Nicole Kidman, que estreará, com todos os oito episódios, 15 de abril; a estreia mundial do documentário “They Call Me Magic”, sobre o jogador de basquete Magic Johnson, 22 de abril; que irá lançar a série de espionagem “Slow Horses”, estrelada por Gary Oldman, em 1º de abril; e, finalmente, que estreia hoje a série ‘Severance’, estrelada por Patrícia Arquette, John Turturro e Adam Scott.

*O Starzplay anunciou sua próxima série ‘The Continental’, spin-off dos filmes de ação ‘John Wick’. Anunciou, também, a comédia de terror ‘Shining Vale’, estrelando Courteney Cox, que vai estrear, com dois episódios, no domingo, 6 de março de 2022.

*Amazon anunciou que ‘Águas profundas’, novo thriller erótico do diretor Adrian Lyne, estreia no dia 18 de março no Prime Video. O filme é estrelado por Ben Affleck e Ana de Armas.

*O Star+ já está com os novos episódios da temporada 19 da animação ‘Family Guy’, criada por Seth McFarlane. Todas as temporadas anteriores estão disponíveis na plataforma.

*Produzida pela Localiza (!?), minissérie sobre travessia oceânica de Tamara Klink já está disponível no Globoplay.

*Estreia dia 30 de março, no Disney+, a nova série Marvel ‘O Cavaleiro da Lua’, estrelada por Oscar Isaac, e que traz a última aparição do ator francês Gaspard Ulliel, falecido recentemente.

 

Redes sociais: @tomleao

Tags: