
TOM LEÃO
Bruce Willis virou ‘o rei do filme ruim’, e até ganhou categoria própria nos ‘razzies’!
Publicado em 25/03/2022 às 10:14
Alterado em 25/03/2022 às 10:14

Quase toda semana aparece nos serviços de VOD um novo filme (geralmente na linha policial/ação, muito ruim) com Bruce Willis no elenco. Foram tantos, recentemente, que Willis acabou ganhando uma categoria própria nos ‘Razzie Awards’ (o famoso Framboesa de Ouro, o Oscar dos filmes ruins). Tanto que o anti-Oscar, de fato, acaba de coroar a prolífica estrela de ação Willis como o primeiro ator a receber sua própria categoria de prêmios: ‘Pior Desempenho de Bruce Willis em um filme de 2021’. E foram oito!
Willis, que já ganhou Globo de Ouro (pela série de TV que o botou no mapa, ‘A gata e o rato’, em 1987)
e que ficou famoso pelos filmes da série ‘Die Hard’ / ‘Duro de matar’ (que o tornou um herói dos filmes de ação na linha Stallone/Schwarzenegger), apareceu em oito filmes diretos pra vídeo no ano passado. Os filmes, indicados para o Razzie, são: ‘Apex’ (disponível no Paramount+), ‘American Siege’, ‘Midnight in the Switchgrass’, ‘Cosmic Sin’, ‘Deadlock’, ‘Fortress’, ‘Out of Death’ e ‘Survive the Game’. Alguns destes se encontram na programação dos canais Telecine. E já saíram mais dois: ‘Gasoline alley’ e ‘A day to die’, para garantir que a categoria continue em 2023.

“Como Bruce Willis conseguiu fazer 8 filmes em um ano e nós não ouvimos falar de nenhum deles?!”, é o que os organizadores dos ‘razzies’ (como são chamados os Framboesa de Ouro), e todos nós, nos perguntamos. Parte da resposta: a maioria dos filmes express de Bruce são do produtor Randall Emmett, que paga para o astro (e também para outros, como Mel Gibson e Andy Garcia) aparecer uns poucos minutos em cena, botar sua cara e nome no cartaz, e depois vendê-los (a maioria filmada em outros países fora dos EUA, para reduzir impostos, geralmente em ilhas e territórios) para mercados internacionais, direto para VOD. E dá certo comercialmente.
Além da incrível e inédita categoria própria para os filmes ruins de Willis, os destaques do ano, nos ‘razzies’, são: Amy Adams, que conseguiu duas indicações ao prêmio por ‘A Mulher na Janela’, da Netflix, e adaptação musical ‘Dear Evan Hansen’. Os vencedores do Oscar Jared Leto e Ben Affleck (ambos candidatos ao Oscar este ano na corrida de melhor ator coadjuvante) também ganharam indicações aos ‘razzies’ por ‘Casa Gucci’ e ‘O Último Duelo’ (por acaso, ambos dirigidos por Ridley Scott). Leto também está indicado por ‘seu rosto de látex de 17 quilos, suas roupas nerds ou seu sotaque ridículo’ em ‘Casa Gucci’ (está irreconhecível e risível!). Nick Cannon, Mel Gibson (olha ele aí!), Ben Platt e LeBron James também foram indicados por suas performances.
Já ‘Diana: o musical’, da Netflix, lidera a lista dos ‘razzies’ com nove indicações. O musical da Broadway teve apenas 33 apresentações antes de encerrar a carreira. ‘A Mulher na Janela’, ‘Infinito’, ‘Karen’ e ‘Space Jam: um novo legado’ concorrem contra ‘Diana: O Musical’ para Pior Filme. Difícil disputa.
Os ‘razzies’ são entregues na noite anterior ao Oscar, no sábado, 26 de março, e dá para assistir online.
STREAMINGS+
*O novo filme do Batman entra no HBO Max em 18 de abril.
*O Star+ lançou “Não Foi Minha Culpa: México”. A série narra histórias de vítimas de feminicídios e pessoas afetadas por todo tipo de violência de gênero, e é inspirada em fatos reais, com história de mulheres de várias idades e etnias, no México.
*O Amazon Studios anunciou ‘Anansi Boys’, nova série Original Amazon, baseada no best-seller de Neil Gaiman “Os Filhos de Anansi”. A produção está sendo filmada atualmente em Edimburgo, na Escócia. A minissérie de seis episódios será lançada no Prime Video, em data a ser anunciada.

*'Gaslit’ é a nova série original do Stazplay, estrelada por Julia Roberts e Sean Penn, que estreia no domingo, 24 de abril.
*O Disney+ anunciou que ‘Do esboço à realidade’, a nova série original em seis episódios, estreia a partir de 27 de abril. Nela o público terá acesso ao processo de animação, ao ser ensinado pelos talentosos artistas dos Studios Disney.
*O documentário “Golpe de Ouro” está na programação do CineBrasilTV. Utilizando imagens de arquivo e depoimentos, revela os bastidores de um dos maiores embustes já aplicados contra a população brasileira na ditadura militar, quando os Diários e Emissoras Associados organizaram campanha de cunho patriótico denominada ‘Ouro Para o Bem do Brasil’.
*A partir de 11 de abril, os fãs das aventuras inspiradas em contos e na mitologia japonesa poderão ligar a TV e aproveitar o Wanimé, nova programação da Warner Channel. ‘Dragon Ball Super’, ‘Bleach’, ‘Death Note’ e ‘Yashahime’ são as primeiras atrações que oferecem o melhor do gênero para o canal.
*Estreia domingo, na CNN Brasil, o programa “Lisa Ling: Quebrando Tabus”. O primeiro episódio, “Bordel Legalizado”, mergulha na vida de mulheres que trabalham com a luxúria, tendo o sexo como profissão legalizada.
_______
Redes Sociais: @tomleao