Streaming, Cinema

Por Tom Leão

nacovadoleao.blogspot.com.br

TOM LEÃO

A era das superproduções chegou de vez ao streaming, com ‘Halo’ e ‘Cavaleiro da Lua’

.

Publicado em 01/04/2022 às 10:35

Alterado em 01/04/2022 às 10:35

Tom Leão Foto: JB

Até bem pouco antes da pandemia, os eventos de tapete vermelho - que serviam para lançar superproduções - eram dedicados, basicamente, a filmes para cinema ou séries para a TV. Com o aumento cada vez maior dos serviços de streaming mundialmente, agora são as superproduções - feitas para as plataformas de streaming - que ganham os holofotes.

É o caso de duas grandes produções que estrearam agora: ‘Halo’, do Paramount+ (novo episódio toda quinta-feira) e ‘Cavaleiro da Lua’, do Disney+ (toda quarta-feira, um novo). ‘Halo’ impressiona por sua produção (Spielberg é um dos envolvidos). A adaptação do famoso videogame homônimo se passa no mesmo universo do jogo para Xbox. Apresenta conflito passado no século XXVI, entre a humanidade e uma ameaça alienígena, que só com a ajuda dos supersoldados, os Spartans, poderá deter.

 

Macaque in the trees
Em 'Cavaleiro da Lua', nova série Marvel do Disney+, Oscar Isaac faz um cara que tem dupla personalidade, e se transforma numa antiga divindade egípcia. (Foto: divulgação)



‘Halo’ (que tem cenas de combate bastante violentas) é estrelada por Pablo Schreiber (“American Gods”), como Master Chief Spartan-117; Natascha McElhone (“Californication”), como Dra. Halsey, a criadora dos supersoldados espartanos; e Jen Taylor, como Cortana, a IA mais avançada da história humana. Não por acaso, Cortana é o nome da ajudante virtual da Microsoft.

Mesmo antes da estreia, o Paramount+ já havia confirmado uma segunda temporada de ‘Halo’, que bateu recordes em sua estreia na plataforma, que ainda é um tanto tímida no mercado global. Já o game ‘Halo’ vendeu mais de 82 milhões de cópias, sendo o mais bem-sucedido produto da Microsoft no gênero.

A outra serie com cara de cinema é ‘Cavaleiro da Lua’ (‘Moon Knight’), da Marvel, que estreou mundialmente neste 30 de março (tivemos acesso antecipado aos quatro primeiros episódios), com exclusividade no Disney+. Ela acompanha o pacato Steven Grant (Oscar Isaac, o Poe Dameron da última trilogia ‘Star Wars’), que trabalha em loja de souvenirs de museu londrino. Steven costuma ter apagões e memórias que ele não sabe explicar o porquê. Isso acaba por atrapalhar bastante a sua vida social, que já não é grandes coisas. Descobre que tem TDI (transtorno dissociativo de identidade), e que divide o corpo com o mercenário Marc Spector. À medida em que ambos entrecruzam suas vidas, mergulham em um mistério que envolve os deuses do Egito.

No piloto há uma cena de perseguição nas sinuosas estradas dos Alpes, digna dos filmes de James Bond (sem que Steven ainda saiba o que está acontecendo). Só no segundo episódio ele vai descobrir sua sina. Seu ‘outro eu’, Marc Spector, é um rebelde que, depois de deixar as forças armadas, se tornou um mercenário, viajando o mundo em busca de missões. Numa dessas vai para o Egito, onde é traído por outro mercenário e deixado para morrer aos pés da estátua de Khonshu, o deus egípcio da Lua. A divindade se manifesta e decide ressuscitá-lo com a condição de que Mark seja transformado em um ‘avatar’ de Khonshu na Terra, virando o Cavaleiro da Lua.

Oscar Isaac está bem em sua dupla atuação (às vezes, nos lembrando de ‘Venom’, simbionte que também divide o corpo com um hospedeiro humano) alternando as emoções entre o frio Marc e o atabalhoado Steven. E, depois, como um só, nos trajes do Cavaleiro da Lua, personagem menos conhecido dos quadrinhos, surgido nos anos 70, e nunca antes mostrado no cinema ou TV. É um bocado esquizofrênico, e algo engraçado, numa série Marvel atípica - com apenas seis episódios -, sem ceninhas finais para se conectar ao MCU, como acontecia até agora.

O elenco conta ainda com Ethan Hawke, como Arthur Harrow, um antagonista que transita entre o mundo dos deuses; a brasileira Fernanda Andrade (como uma arqueóloga); o consagrado F. Murray Abraham (voz de Khonshu); e Gaspard Ulliel, como Anton Mogart, também conhecido como Homem da Meia Noite. Ulliel, que ficou famoso por seu papel como o jovem Hannibal Lecter (‘O silencio dos inocentes’), na série ‘Hannibal, a origem do mal’, morreu no início do ano, num acidente de esqui, aos 37. Esta é a sua última atuação.

 

STREAMINGS+

*Chega em breve ao Brasil o serviço de streaming de histórias em quadrinhos DC Universe. Mediante assinatura, será possível ler milhares de HQs do acervo da DC, como num streaming de filmes e series. A princípio, o material estará apenas em inglês.


*O carioca Lucas Abreu está no novo reality gastronômico do GNT, ‘Cook Island: Ilha do Sabor’, uma mistura entre ‘Mestres do Sabor’ e ‘No Limite’, que estreou nesta semana.

 

Macaque in the trees
Inédito nos cinemas brasileiros, 'Os Olhos de Tammy Faye', que deu Oscar de melhor atriz para Jessica Chastain, estreia dia 6 de abril no Star+ (Foto: divulgação)

 


*O Star+ anunciou que “Only Murders in the Building”, série original estrelada por Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez, retorna com a segunda temporada em 28 de junho.


*Já está no streaming HBO Max o nacional ‘Deserto particular’, de Aly Muritiba. E dia 6 de abril chega ao Star+ ‘Os Olhos de Tammy Faye’, que deu Oscar a Jessica Chastain.

 

*A Apple TV+ lança dia 15 de abril “Roar”, produzida por Nicole Kidman, com todos os oito episódios.

 

*O longa dinamarquês que mistura animação e documentário ‘Flee’, que concorreu aos Oscars de filme internacional, documentário e animação, chega aos cinemas brasileiros em 21 de abril, como ‘Flee – nenhum lugar para chamar de lar’.

 

*O serviço de streaming gratuito Pluto TV lançou em seu canal Anime Ação (329) a primeira temporada do cultuado anime ‘Death Note’. Todos os dias, às 21h, dois episódios seguidos.

 

*A partir de 8 de abril, a coleção completa dos filmes de James Bond/007 entrará na plataforma Prime Video, da Amazon.

 

*A nova versão da mistura de animação com live action da Nickelodeon, ‘Os Padrinhos Mágicos: Mais Mágicos do que Nunca’, estreou nesta semana, no Paramount+.

 

Redes sociais: @tomleao

Tags: