
TOM LEÃO
'Holy Spider': filme de serial killer diferente da média
Publicado em 20/01/2023 às 08:00
Alterado em 20/01/2023 às 10:54

Já vimos todo tipo de filmes sobre serial killers, sobretudo americanos, que dominam o tema na TV e no cinema. Por isso, é com um misto de surpresa e curiosidade que assistimos a ‘Holy Spider’ (‘Les nuits de Mashhad’), que traz um enfoque diferente sobre o assunto. Desta vez não temos um típico psicopata homem americano revoltado - ou que foi maltratado pelos pais quando criança -, que sai matando mulheres e homossexuais (na maioria das vezes) por conta de algum problema psicológico mal resolvido.
No filme de Ali Abbasi (do ótimo ‘Border’), lançado no Festival de Cannes de 2022 - e o selecionado para representar a Dinamarca (porque o diretor, apesar de nascido iraniano, é radicado naquele país nórdico) na categoria de filmes internacionais do Oscar deste ano -, o assassino tem uma motivação diferente. Como veterano de guerra, tendo lutado no conflito Irã-Iraque, o super-religioso Saeed (Mehdi Bajestani), acha que, matando as prostitutas que habitam a cidade sagrada de Meshed (no Irã), está fazendo um favor a Alá e à sociedade, limpando as ruas do pecado, segundo suas crenças de muçulmano. O filme já está nos cinemas, e chega ao streaming MUBI no dia 10 de março.

Então, o ‘assassino aranha’, como ficou conhecido pela imprensa local, não tem nenhum tipo de prazer no que faz. Para ele, é apenas um dever, uma missão religiosa, matar aquelas mulheres. O filme aproveita para traçar um painel de como as mulheres ainda são tratadas em países muçulmanos, como seres inferiores. Em certa altura, a população fica do lado do criminoso, por entender que o que ele faz não é errado! Pura misoginia. Até mesmo sua família (depois que ele é desmascarado por uma jornalista, após matar 16 mulheres) fica a seu lado. Sua esposa e filho mais velho o apoiam como herói.
Não fosse o empenho da jornalista Rahimi (feita por Zar Amir-Ebrahimi, Palma de Ouro de melhor atriz em Cannes), que põe a própria vida em risco, talvez o caso (baseado em fatos reais, ocorridos entre 2000-2001) jamais tivesse sido resolvido. Afinal, eram ‘apenas prostitutas’, como se diz o tempo todo no filme. Que, aliás, tem cenas de assassinato bastante gráficas e explícitas.
STREAMINGS+
*A segunda temporada da série brasileira ‘DOM’ estreia dia 17 de março, exclusivamente no Amazon Prime Video, em mais de 240 países e territórios. Nos novos episódios, Dom (Gabriel Leone) se torna o criminoso mais procurado do Rio de Janeiro.
*Estreia nesta sexta (20), no Lionsgate+, a segunda temporada de ‘Express’.
*O Paramount+ anunciou que Morgan Freeman está no elenco da série original ‘Lioness’, ao lado de Zoe Saldaña e de Nicole Kidman. Freeman interpretará Edwin Mullins, secretário de Estado dos EUA.



*Estreou com exclusividade no Star+ a primeira temporada completa da animação "Koala Man". A série acompanha Kevin, um pai de meia-idade, e sua identidade não tão secreta, cujo único superpoder é uma paixão ardente por seguir as regras e acabar com pequenos crimes.
*O Paramount+ confirmou a estreia no Brasil de ‘Wolf Pack’: 27 de janeiro. A série, estrelada por Sarah Michelle Gellar (‘Buffy’), conta com Rodrigo Santoro no elenco. O mesmo streaming lança, dia 3 de fevereiro, a segunda temporada de ‘Your Honor’, com Bryan Cranston.
*AppleTV+ lançará em 17 de fevereiro o novo filme Apple Original ‘Sharper: uma vida de trapaças’, estrelado por Julianne Moore.
*O streaming gratuito ViX lançou o canal ViX Esportes, com produções dedicadas aos grandes times de futebol brasileiros. Entre os conteúdos estão: ‘Arquibancada Tricolor’, do São Paulo Futebol Clube, ‘Nosso Palestra’, do Palmeiras, e ‘Coluna do Fla’, do Flamengo.
*Estrelado por Aubrey Plaza (‘The White Lotus’) e Elizabeth Olsen (‘WandaVision’), a comédia dramática, inédita no Brasil, ‘Ingrid vai para o Oeste’, entrou no catálogo da Lionsgate+. O filme satiriza as redes sociais e as pessoas obcecadas por subcelebridades.
*O Disney+ lançou ‘Marvel Luta Livre Edition: A Origem da Máscara’, uma nova série ‘mocumental’ do selo Disney+ Original Productions. Acompanha passo a passo o torneiro mexicano de luta livre com lutadores inspirados em personagens da Marvel. O mesmo streaming confirmou a terceira temporada da série do universo Star Wars, ‘O Mandaloriano’: a estreia será dia primeiro de março.
#lionsgate+ #paramount+ #disney+ #star+ #appletv+ #primevideo #vix
Redes sociais: @tomleao
COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.