
TOM LEÃO
Conheça a história da Abbey Road Studios em ‘Se estas paredes cantassem’, produção exclusiva Disney+
Publicado em 27/01/2023 às 07:17
Alterado em 27/01/2023 às 09:41

Por mais de 90 anos, o Abbey Road Studios tem estado no coração da indústria musical. Fãs do mundo todo viajam a Londres para tirar uma foto na famosa faixa de pedestres em frente ao local, e aqueles que têm a oportunidade de conhecer o estúdio, hoje se esforçam para seguir os passos de seus heróis que produziram e gravaram músicas marcantes no espaço.
Para apresentar mais sobre a história desse local histórico, o Disney+ lançou seu novo documento original ‘Se estas paredes cantassem’, dirigido e apresentado por Mary McCartney, filha do ex-Beatle Paul McCartney, que guia o público para ver e conhecer o estúdio mais famoso e mais antigo do mundo.

Do clássico ao pop, das trilhas sonoras de filmes ao hip-hop, a produção explora a magnitude do Abbey Road Studios.
Entrevistas pessoais - com nomes como Paul McCartney, Ringo Starr, Elton John, Roger Waters, Noel Gallagher, John Williams, entre outros - revelam como os principais artistas, produtores, compositores e os dedicados funcionários encontraram sua
linguagem e comunidade musical, enquanto vívidas imagens de arquivo e fitas de sessões dão acesso exclusivo a esse famoso estúdio da gravadora EMI.
A fama começou com os Beatles quando lá gravaram seu décimo-segundo disco, 'Abbey Road’. Lançado em 26 de setembro de 1969, o álbum leva o mesmo nome da rua de Londres onde situa-se o estúdio, e sua capa foi tirada (de improviso) na faixa de pedestres em frente ao local – imagem esta que mais tarde se transformaria em uma das fotos mais famosas da história. Além de ‘Abbey Road’, outros dois álbuns da banda, ‘Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band’ e ‘Yellow Submarine’, foram
gravados lá. Os ex-membros dos Beatles, Ringo Starr e George Harrison, também produziram trabalhos individuais lá.
Quem mais já gravou lá? Bandas mundialmente conhecidas, além dos próprios Beatles, como Pink Floyd (o clássico álbum ‘The dark side of the moon’, que está completando 50 anos), Oasis, Radiohead, Kylie Minogue, Duran Duran, marcaram a história do estúdio. Tony Bennett, Amy Winehouse e Adele também já gravaram canções no local.
E não só cantores passaram pelo Abbey Road Studios. O espaço também contribuiu com o mundo cinematográfico. A trilha sonora de diversas produções do universo Star Wars, foram gravadas com grandes orquestras, sob a batuta do maestro John Williams.
Fundado em novembro de 1931, o Abbey Road Studios foi criado pela Electricand Musical Industries Ltd (EMI), uma empresa multinacional britânica do ramo fonográfico com sede em Londres. Em seu início, era conhecida apenas como EMI Studios, e se popularizou como o principal estúdio do mundo após a gravação ao vivo da canção ‘All you need is love’ (produzida por George Martin) dos Beatles, em 1967.
Abbey Road também é um instituto de música. O estúdio conta com uma escola especializada em produção musical e treinamento para produtores musicais e engenheiros de som. O Abbey Road Institute oferece um diploma avançado, com duração de um ano, em Produção Musical e Engenharia de Som, e um diploma avançado, com duração de cinco meses,
em Pós-Produção de Áudio para Cinema e TV.
STREAMINGS+
* A Lionsgate encomendou uma terceira temporada da série original 'BMF' . A segunda temporada estreou em 6 de janeiro, com novos episódios sendo lançados todas às sextas-feiras.
* Acaba de chegar ao YouTube o mais novo canal de filmes gratuitos, o FilmPlus Emotion, daA2 Filmes, que já havia lançado, há alguns meses, o FilmPlus Action, voltado para produções de ação.
* O Paramount+ anunciou que ‘Esquadrão Secreto’, um filme de ação, estrelado por Owen Wilson, estreia neste sábado, dia 28 de janeiro.

* A Lionsgate+ divulgou a data de estreia de ‘Nacho’, sua próxima série original em espanhol, sobre a lendária estrela pornô espanhola Nacho Vidal, interpretada por Martiño Rivas.‘ Nacho’estreia no Lionsgate+ na América Latina, incluindo Brasil, na sexta-feira, 3 de março.
* Dividida em dois episódios, a série documental‘ Jamie vs Britney: o julgamento da FamíliaSpears’ já está disponível na HBO Max e no Discovery+. Mostra em detalhes o caso familiar entre a cantora Britney Spears e seu pai, Jamie Spears, através de depoimentos exclusivos.
* No dia 8 de fevereiro, estreia noStar+ a série nacional ‘Santo Maldito’. A trama acompanha a história de Reinaldo (Felipe Camargo), um professor de cursinho e escritor ateu que vive um grande conflito interno: ele é ou não
é capaz de realizar milagres?
* Harrison Ford estará em duas novas séries: ‘Falando a real’, que estreia nesta sexta, 27 de janeiro, no AppleTV+; e, ao lado de Helen Mirren, em ‘1923’, que estreia dia 5 de fevereiro, no Paramount+
Redes sociais: @tomleao