TV Box: o problema não é o aparelho. Nem o IPTV

...

Por TOM LEÃO

Tom Leão

Falou-se muito, nos últimos dias, em TV Box, como se o aparelho em si fosse o grande vilão do comércio de TV pirata. Ele é apenas o intermediário. As matérias, em geral, botavam a culpa de tudo na caixinha e no IPTV. Mas, como um revólver não atira sozinho -- além de balas é preciso, também, a mão de alguém para apertar o gatilho, a TV Box, por si só, não é nada. Bem como IPTV, também não.

IPTV significa Internet Protocol Television, ou protocolo de TV por internet. Ou seja, é tudo o que você assiste via cabo de rede ou wi-fi, que não chega pela antena/cabo convencional (como a programação da Claro Box, DirecTV Go, todas pagas e oficiais). Até mesmo os serviços de streaming estão nesta categoria.

Existem centenas de canais de IPTV gratuitos (web tvs, canais abertos). Já a TV Box é um aparelho que faz modelos de TVs mais antigos ‘virarem’ SmarTV. Ou seja, ter acesso a aplicativos como YouTube e plataformas de streaming como Netflix, Prime Video e outras. Geralmente, as TV Box operam no sistema Android, acessam a Play Store e podem baixar quase qualquer aplicativo dela (as não homologadas não abrem HBO Max, por exemplo). Em geral, elas são limitadas, só aceitam os aplicativos básicos e queimam à toa. Resumido, as TV Box são versões inferiores de aparelhos como o Google Chromecast. Sozinhas, não fazem nada, sem os apps e assinaturas destes ativas.

Acontece que: os apps de IPTV funcionam com listas. As listas você encontra, gratuitas, na internet, para inserir canais (o app em si não vem com nada, é só a interface). Então, o que aconteceu com a popularização das TV Box (são bem mais baratas do que os sticks) é que criminosos passaram a vender listas com canais pagos (é aí que está o problema) e até mesmo com séries e filmes que estão nos streamings pagos. Neste ponto, IPTV e TV Box cruzam a linha e viram ‘piratas’. E quem paga por isso está infringindo a lei. Sem as listas pagas nos apps (muito baratas), o aparelho não faz nada.

Apreender os aparelhos, sem identificar quem vende o conteúdo ou interditar os servidores destes, só reduzirá a pirataria (que vai continuar na internet). Qualquer Smart TV (LG, Samsung, Roku etc) ou dongles de streaming (Amazon, Xiaomi etc) tem apps de IPTV em suas lojas, que podem acessar as listas (pagas ou não). Mas, pelo menos, o primeiro passo já está sendo dado. Cabe ao consumidor não se deixar levar por ofertas tentadoras (estão em toda parte) que oferecem o aparelho já carregado com as listas. Isso é crime.

 


STREAMINGS+

*‘Chuva Negra’, nova série do Canal Brasil, estreia no canal em 24 de março. No elenco, Vanessa Giácomo, Julia Lemmertz, João Simões (ator com Síndrome de Down) e Rafael Primot, que também dirige. Serão dez episódios, exibidos no Canal Brasil às sextas-feiras, às 22h30, com dois episódios seguidos. Os assinantes do Globoplay + Canais Ao Vivo poderão acompanhar também pelo streaming.
*O Prime Video anunciou a data de estreia de ‘Dead ringers’, estrelado por Rachel Weisz como as gêmeas ginecologistas-obstetras Beverly e Elliot Mantle. A minissérie, escrita e produzida pela roteirista Alice Birch, é baseada no filme ‘Gêmeos: mórbida semelhança’ (1988), de David Cronemberg. Todos os seis episódios em 21 de abril.
*Promovida pela Paramount e pela Dream Factory, a primeira edição brasileira da VidCon São Paulo acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2023, e será o local onde cultura digital ocupa o centro do palco e os principais criadores digitais do país, inovadores de plataforma e seus fãs, vão convergir. Ingresso à venda.
*O Prime Video lançou, esta semana, a segunda temporada de ‘Operação Maré Negra’, que estreia, exclusivamente, no Brasil, na Espanha e em Portugal. Filmada na Galícia e em Portugal, a história agora se passa dois anos após o final da primeira temporada.
*O Paramount+ anunciou que ‘Star Trek: Picard’ já está no catálogo da plataforma, como parte de acordo com o Prime Video. A terceira e última temporada já está disponível. As temporadas anteriores também estarão no streaming. Além disso, o Paramount+ estreará uma nova temporada de ‘Star Trek: Lower Decks’ em breve. Assim, todos os filmes e produções do universo Star Trek agora estão no Paramount+

*O Looke, plataforma de filmes e séries, anunciou as novidades de fevereiro: ‘O Fantasma Vermelho’, longa que conta a história do lendário soldado russo que aniquilou os rivais alemães na Segunda Grande Guerra; o suspense ‘O Agente’, a cinebiografia ‘O Caminho do Poder’; e a segunda temporada da série ‘Patati Patatá’.

*A HBO Max anunciou que sua nova série original mexicana, 'Mariachis', chega à plataforma dia 2 de março.

Redes sociais: @tomleao