‘Triângulo da tristeza’: mais uma sátira social em cima dos super-ricos, com muito humor negro

Cotação: três estrelas

Por TOM LEÃO

Tom Leão

Recentemente, temos visto na TV e no cinema filmes e séries que mostram o universo dos muito ricos, e de como eles vivem num mundo paralelo, muito distante da realidade do cotidiano. É assim na série ‘The White Lotus’ (HBO), e em filmes como ‘O Menu’, por exemplo. E também em um dos indicados ao Oscar de melhor filme deste ano, ‘Triângulo da tristeza’ (‘Triangle of sadness’), de Ruben Östlund, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes no ano passado.

Este filme teria sido mais impactante, se lançado uns dois anos antes. As comparações com certas situações vistas em ‘The White Lotus’ são inevitáveis (fora não ter uma trama de assassinato). O filme perde para a série em alguns aspectos. Mas, como todos gostam de ver ricos em situações de perrengue, o filme funciona como sátira social, embora o diretor tenha feito isso, de forma melhor, em seu trabalho anterior, ‘A arte da discórdia’ (‘The square’, 2017).

 

 

Em ‘Triângulo da tristeza’ (título que se explica nos primeiros 20 minutos), vemos um grupo variado de gente muito rica -- não necessariamente refinada, já que o dinheiro veio de várias formas e não compra nobreza -- que fazem uma viagem num cruzeiro de luxo, onde todos os seus desejos são atendidos prontamente. Por exemplo: alguém lá gosta de Nutella, que falta no navio; e logo um helicóptero traz o produto a bordo (!). Quebrando o padrão, está um casal de jovens influencers (ambos modelos), que ganharam a estadia em troca de promoção. Não são ricos, mas vivem como se fossem.

Tudo vai bem até que o cruzeiro passa por uma tempestade e, depois, é atacado por piratas, deixando apenas alguns sobreviventes numa ilha deserta. Lá acontece uma pequena revolução: os ricos, que nada sabem fazer sem pedir a um subserviente, ficam nas mãos de uma empregada filipina do navio. Que, pelas circunstancias de vida, sabe fazer de tudo um pouco. A virada do jogo é divertida. E a virada final, ainda mais. O filme (que, no meio do elenco, quase todo europeu e pouco conhecido, tem Woody Harrelson como o capitão do navio) nos conecta com esse mundo movido a revistas do tipo ‘Caras’ e imagens retocadas em redes sociais. É um mundo que parece mais bonito na foto do que na realidade. E o diretor trata isso com bom humor negro.


‘Triângulo da tristeza’ (que ainda está em cartaz nos cinemas) estará disponível no Prime Video, a partir do dia 2 de março, para todos os assinantes do serviço de streaming da Amazon.

 

STREAMINGS+

*Além de ‘Triângulo da Tristeza’, o Prime Vídeo tem outro título indicado a Melhor Filme no Oscar de 2023: o cultuado ‘Tudo em todo lugar ao mesmo tempo’, que lidera as indicações ao prêmio este ano, concorrendo a 11 estatuetas! Estreia no serviço da Amazon hoje (24).

*O DreamWorks (Vivo Play) está com várias novidades em animações, a partir da semana que vem. De segunda a sexta-feira, às 20h, exibirá ‘Trolls: o ritmo continua’. Na sequência, também de segunda a sexta, às 20h30, vem ‘As épicas aventuras do Capitão Cueca’.

 

 

*Após 13 anos fora do ar, a comédia ‘Party Down’ está de volta com a terceira temporada, que estreia nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, no Lionsgate+. Com elenco que inclui Adam Scott (‘Ruptura’), Jennifer Garner (‘Alias’) e Jane Lynch (‘Glee’), entre outros, a nova temporada contará com apenas seis episódios, um por semana.

*Falando em Lionsgate+, os assinantes do combo Disney+ e Star+ agora podem aproveitar o conteúdo Lionsgate+ integrado ao catálogo da Star+ na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. Uma vez assinante do combo, o usuário poderá desfrutar do conteúdo em todos os dispositivos compatíveis, incluindo Web, Apple iOS, TVOS, Android, AndroidTV e FireTV, Playstation, ADK e Xbox.

*Agora, toda quinta-feira, às 23h, no Music Box Brazil, o ‘Top 10 Lark Player’ irá exibir os clipes que estão fazendo mais sucesso no momento. O programa trará atrações de vários gêneros, mas terá como foco principal o rap e o funk. O ‘Top 10 Lark Player’ será reprisado nos domingos, às 14:30h; e segunda-feira, às 20h.

*O Paramount+ estreou a nova temporada da série dramática ‘Mayor of Kingstown’, com exclusividade na plataforma. A produção é protagonizada por Jeremy Renner (que, recentemente, envolveu-se num acidente que quase lhe tirou a vida) e Dianne Wiest.

*A série ‘Hit Parade’ será reexibida no canal Brasil a partir desta sexta, dia 24, às 22h30. Criada por André Barcinski e dirigida por Marcelo Caetano, a produção tem como pano de fundo a indústria fonográfica brasileira dos anos 1980. Os oito episódios serão exibidos sempre dois em sequência às sextas, às 22h30, até 17 de março.

 

#dreamworks #paramount+ #musicboxbrasil #primevideo #lionsgate+

Redes sociais: @tomleao

_______

COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.