TOM LEÃO
Nos 35 anos de morte do Chacrinha, o Canal Brasil homenageia o inimitável nesta sexta
Publicado em 30/06/2023 às 07:00
Alterado em 30/06/2023 às 10:31

Chacrinha é uma das figuras mais importantes da história da comunicação brasileira. E o Canal Brasil vai homenagear o apresentador nesta sexta-feira, dia 30 de junho, quando se completam 35 anos de sua morte. Para lembrar a carreira do personagem que revolucionou o rádio e a TV, será exibida uma maratona. O documentário "Chacrinha – Eu vim para confundir e não para explicar” e a ficção “Chacrinha – A série” vão ao ar em sequência.
O filme dirigido por Claudio Manoel e Micael Langer remonta o legado de Chacrinha na televisão, e também traz trechos de sua vida pessoal. Por meio de depoimentos e imagens de arquivo, o documentário revela a história por trás das câmeras e as facetas do homem que é um dos personagens mais interessantes do cenário cultural nacional. Luciano Huck, Angélica e Gugu Liberato são alguns dos depoentes.
Já a série, estrelada por Stepan Nercessian (que fez o Velho Guerreiro também no teatro e cinema) e Eduardo Sterblitch, que vivem Abelardo Barbosa em fases diferentes, mostra a personalidade do revolucionário comunicador e a do homem por trás do visual irreverente e inconfundível. A produção acompanha o personagem desde sua estreia no rádio até seu auge na televisão. Controvérsias também existiram, quando artistas eram convencidos a fazer parte da caravana de shows do apresentador em troca de exposição na TV.
Nascido em Surubim, interior de Pernambuco, em 1917, José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, mudou a história da comunicação no Brasil. Começou sua carreira no rádio, mas foi na televisão que se consagrou como um dos maiores nomes da cultura popular brasileira. Com bordões memoráveis, visual extravagante e senso de humor único, os programas de auditório apresentados por Chacrinha foram fenômenos entre as décadas de 1950 e 1980.
“Chacrinha – Eu vim para confundir e não para explicar” (2021) (88’)
Horário: Sexta, 30/06, às 9h20
Classificação: 12 anos
Direção: Claudio Manoel e Micael Langer
Sinopse: A trajetória de um dos maiores comunicadores do rádio e da televisão brasileiros. O Velho Guerreiro é compreendido desde o início de sua trajetória artística, passando pelos tempos difíceis até chegar à consagração nacional.
“Chacrinha – A série”
Horário: Sexta, 30/06, às 10h50 (4 episódios em sequência)
Classificação: 12 anos
Direção: Andrucha Waddington
Sinopse: A minissérie mostra a personalidade mítica do comunicador revolucionário e inovador, que mudou a forma de fazer TV no Brasil; e a do homem por trás do visual irreverente e inconfundível.
STREAMINGS+
*A Claro TV+, libera os conteúdos da plataforma EDYE, um pacote de assinatura focado em conteúdo infantil de cunho pedagógico, com série como ‘Sid, o cientista’, ‘Abelha Maia’, ‘Pocoyo’, ‘Bob construtor’, entre muitos outros. O pacote vai estar disponível até 19 de julho, para todos os assinantes da TV, Claro TV+ App e web.
*Inédita no Brasil, a produção inglesa "The Beatles: Por trás das letras” está no CurtaOn - Clube de Documentários. No site, novas inscrições têm sete dias de degustação gratuita em todo o conteúdo. No canal Curta!, a estreia será dia 10 de julho.
*O Star+ anunciou que a segunda temporada de ‘O urso’ (‘The bear’), premiada série de sucesso do FX, chega em 23 de agosto na plataforma. Atualmente, ela está em exibição nos EUA, no Hulu. A primeira temporada está disponível na íntegra no Star+
*‘O melhor do mundo’ (‘World´s best’), comédia musical sobre um menino gênio da matemática, já está disponível no Disney+
*O Paramount+ anunciou que a série original “Marcelo, marmelo, martelo” estreará no dia 8 de julho, no streaming. A série de 13 episódios é baseada no clássico infanto-juvenil de Ruth Rocha.
*O Star+ anunciou a data da estreia de “A superfantástica história do balão”, nova série documental: dia 12 de julho. Depois de mais de década, Simony, Tob, Mike e Jair Oliveira Oliveira voltam a se reunir para relembrar a carreira como membros do grupo “Balão Mágico”, que fez muito sucesso aqui nos anos 1980.
*Em parceria, a O2 Filmes e o 555 Studios anunciam a chegada do primeiro estúdio especializado em produção virtual do Brasil. Com a iniciativa, todo o mercado audiovisual, incluindo produtoras voltadas para o cinema e streaming, têm à disposição uma estrutura e um conjunto de serviços inéditos na América Latina.
*A terceira temporada da série vencedora do Emmy, ‘The Great’, é um dos destaques do mês de julho na Lionsgate+.
*Já está no ar, no Brasil, o canal TNT Novelas, que substitui o canal TBS, que era especializado em filmes e séries de humor/comédia.