‘Diário de uma onça’: sob o ponto de vista do animal

Por

'Diário de uma onça' mostra uma narrativa que é contada do ponto de vista de uma onça pintada, na voz de Alanis Guillen

O curioso filme ‘Diário de uma onça’ (que estreou nos cinemas no último dia 30, em comemoração ao Dia Nacional da Onça Pintada), narra a jornada verídica de três onças-pintadas através de uma perspectiva inédita: o relato em primeira pessoa. A atriz Alanis Guillen, intérprete de 'Juma' no remake da novela ‘Pantanal’, dá voz a Leventina, uma jovem onça-pintada que precisa se proteger de predadores e da ameaça humana. Fora a linguagem voice over, tudo no filme é real. O documentário chegou à plataforma Globoplay ontem.

O longa, que contou com mais de 200 horas de material bruto filmado ao longo de três anos, é dirigido por Joe Stevens, reconhecido por seus trabalhos de documentários da natureza, como ‘Earth at night’ (AppleTV+); Mario Haberfeld, ex-piloto de fórmula 1 e fundador da ONG Onçafari; e Fábio Nascimento, cineasta e fotógrafo documental.

O Onçafari conseguiu, pela primeira vez na história, reintroduzir com sucesso uma onça pintada na natureza, e é através do trabalho dos biólogos dessa organização que o filme relata uma relação possível e harmoniosa entre o felino e o homem. Neta de Fera, a primeira onça resgatada e reintroduzida com sucesso em habitat natural no mundo, e filha de Ferinha, onça que é um marco na continuidade de sua espécie, Leventina vive em um território ameaçado pela mão do homem.

“Eu nunca tinha narrado nada, então fiquei muito empolgada e me perguntando como seria isso, qual voz eu daria para essa onça, se seria a voz da Alanis, de uma nova onça ou a da Juma. Então fomos encontrando a voz que pudesse contemplar a Leventina em cada momento da narrativa; os seus momentos de fúria, dificuldade, alegria etc. Foram dias muito divertidos, e sempre vai ser emocionante pra mim trazer a história de uma onça e estar nesse cenário do Pantanal”, conta Guillen sobre o processo de narração e interpretação de Leventina. “Esse projeto traz o educativo e a informação por uma perspectiva profunda e empática, sobre algo que está acontecendo aqui na nossa frente; mas que nem sempre reparamos”, complementa a atriz.

STREAMINGS+

*O Star+ lançou ‘A história delas’, nova série nacional. Estrelada por Cris Vianna, Letícia Spiller, Bia Arantes e Emma Araújo, é um drama que conta a história de quatro mulheres, mães e filhas de diferentes classes sociais, forçadas a morar sob o mesmo teto.

*'Berlim', spin-off (derivado) de ‘La casa de papel’, estreia dia 29 de dezembro na plataforma Netflix.

*’Os deliquentes’ (‘Los delincuentes’), representante da Argentina para o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2024, chega com exclusividade à plataforma MUBI, no dia 15 de dezembro.

*A série biográfica “Brigitte Bardot” segue disponível no site do Festival Varilux de Cinema Francês até 22 de dezembro. Para assistir aos seis episódios, basta acessar o site do festival.
*O Prime Video anunciou que a sua nova série original, o sci-fi ‘Fallout’, vai estrear em 12 de abril de 2024.
*O Apple TV+ lançou a nova série documental em três episódios ‘John Lennon: Assassinato sem julgamento’ (‘John Lennon: Murder without a trial’), narrada por Kiefer Sutherland. A estreia mundial se dá na semana de aniversário de morte do artista, assassinado em 1980.
*O Paramount+ anunciou que a segunda temporada da série original ‘HALO’ (baseada em videogame do X-Box) estreará no dia 8 de fevereiro, quinta-feira, com os dois primeiros episódios.
*O Prime Video anunciou a data de estreia do longa ‘Saltburn’: 22 de dezembro. O filme é dirigido por Emerald Fennell e tem no elenco Jacob Elordi (‘Euphoria’), Barry Keoghan e Rosamund Pike.
*’True Detective: Terra Noturna’, estrelada por Jodie Foster, estreia dia 14 de janeiro no HBO e HBO Max.
*‘Maestro’, a cinebiografia de Leonard Bernstein (feito por Bradley Cooper), que estreou nos cinemas brasileiros esta semana, estará disponível no Netflix a partir do dia 20 de dezembro.
*Apresentada por Charles Gavin (Titãs), a 16ª temporada de ‘O som do vinil’ estreia hoje no Canal Brasil. Pela primeira vez em formato de maratona, com um episódio por dia até 20 de dezembro, às 23h.