Croácia garante vaga nas oitavas e complica vida da Argentina
A Croácia se garantiu nas oitavas de final da Copa do Mundo, nesta quinta-feira, depois de vencer por 3 a 0 a Argentina e deixar os sul-americanos perto da eliminação no grupo D.
Uma lambança do goleiro Willy Caballero deixou Ante Rebic livre para abrir o placar, aos 8 minutos do segundo tempo, enquanto Luka Modric fez uma pintura para ampliar, aos 35, e Ivan Rakitic fechou a conta aos 46.
A Croácia lidera o grupo D com seis pontos e não pode mais ser alcançada, unindo-se a França, Rússia e Uruguai no grupo de seleções já garantidas no mata-mata. Islândia e Argentina vêm logo atrás, empatadas com uma unidade cada, enquanto a Nigéria segue sem pontuar.
A situação do time sul-americano pode ficar muito complicada dependendo do resultado da partida entre Islândia e Nigéria, nesta sexta-feira. Resta aos argentinos golear a Nigéria na última rodada, em São Petersburgo, e torcer para tropeço dos adversários para sonhar com a segunda colocação do grupo.
A partida decisiva vai ser disputada no dia 26 de junho, mesma data do duelo entre Islândia e Croácia, em Rostov-on-don, pela última rodada do grupo D.
- Tensão argentina -
Pressionada e com mudanças, a Argentina contava com Lionel Messi para se recuperar na competição após estreia decepcionante contra a Islândia (1-1). Mas os comandados de Sampaoli estavam nervosos e viam pela frente uma Croácia muito mais organizada em campo.
A primeira grande chance de gol foi dos europeus, logo aos quatro minutos do primeiro tempo, após Ivan Perisic chutar cruzado e exigir grande defesa de Willy Caballero. A resposta sul-americana veio com boa triangulação pelo lado direito, iniciada por Messi e concluída por Maximiliano Meza em cima de Lovren, aos 12.
Apesar da tensão, a Argentina quase conseguiu abrir o placar aos 29 minutos. Em jogada de Sergio Aguero pelo lado esquerdo, Domagoj Vida acabou cortando mal e a bola sobrou para Enzo Pérez, que com o gol aberto mandou para fora e desperdiçou a melhor chance da equipe na partida.
No lance seguinte, Manzdukic recebeu lançamento longo nas costas da zaga e, totalmente livre dentro da pequena área, tentou de peixinho. O atacante acabou desperdiçando a melhor oportunidade croata.
- Falha bisonha -
Depois do intervalo, a Argentina voltou melhor e contou com mais participações de Messi vindo buscar o jogo. Mas uma lambança de Caballero jogou um balde de água fria na equipe sul-americana.
Após recuo de Mercado, o goleiro tentou devolver o passe com toque de categoria por debaixo da bola. Mas o arqueiro errou e entregou de bandeja para Rebic, que cara a cara com Caballero não hesitou em emendar belo voleio sem pulo para abrir o placar, aos 8 minutos do segundo tempo.
O duro baque começou a ser revertido aos 18 minutos, quando Gonzalo Higuaín recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para Meza. O meia bateu firme para a defesa de Subasic, que deu rebote e precisou da ajuda de Rakitic para evitar o gol de empate de Messi.
Com a desvantagem, Sampaoli soltou o time e aumentou o número de peças no ataque. A Croácia, por outro lado, deixou a bola com o adversário e contou com o nervosismo argentino para buscar jogadas de contra-ataque.
Numa delas, Modric recebeu a bola na intermediária em total liberdade depois de um apagão argentino. O camisa 10 driblou Otamendi, limpou o lance e encheu o pé para acertar o canto direito de Caballero, aos 35, e ampliar a vantagem.
O time argentino perdeu a cabeça e se descontrolou em campo. Aos 39, Otamendi fez falta na entrada da área e chutou a bola na cabeça de Rakitic. O meia do Barcelona foi para a cobrança e quase respondeu na bola, mas caprichosamente acertou o travessão.
O gol do camisa 7 estava guardado para os acréscimos do jogo, aos 46. Rakitic chutou de fora da área e Caballero deu rebote nos pés de Kovacic. O meia não foi afoito e tocou para Rakitic empurrar para as redes com total liberdade no meio da área, já que a zaga argentina parou pedindo impedimento.
fa