Eduardo Wotzik assina curadoria, montagem, atua e dá aulas em maratona teatral para celebrar 40 anos de carreira

Por

Eduardo Wotzik

Começa hoje a mais intensa temporada da carreira do premiado ator, diretor, autor e professor Eduardo Wotzik. Para celebrar 40 anos de trabalho, ele inaugura à noite na Cidade das Artes, na Barra, o Encontro com Eduardo Wotzik – 40 anos investigando o Teatro, panorama que até 26 de maio dá corpo à obra do artista múltiplo, cofundador do Grupo Tapa e um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro contemporâneo.

O público é o maior convidado para conferir exposição, leituras dramatizadas, bate-papo com profissionais de várias áreas contando Caosos Cênicos, temporada de “Missa para Clarice – um espetáculo sobre o Homem e seu Deus”, apresentação do work in progress das inéditas peças “Hannah Arendt – Uma aula magna” e “Mim, Chita”, adaptação do livro de James Lever sobre a Chita de Tarzan refletindo sobre Hollywood.

A programação destaca momentos pontuais do fazer teatral deste carioca de Copacabana que ganhou palcos do mundo. A diversidade marca estas quatro décadas, trocando em miúdos, 20 anos no século XX e quase 20 anos no século XXI.

Na abertura, será inaugurado um perfil com fotos, programas e objetos de cena que jogam luz em montagens como “Tróia”, de Eurípedes, “Yerma”, de Garcia Lorca (montada no CCBB em 1995, ambas com Camila Amado e Clarice Niskier), “Um equilíbrio delicado”, de Edward Albee (que marcou os 50 anos de Tônia Carrero, com Walmor Chagas e grande elenco, em 1999), “Édipo Rei” (com Amir Haddad, Eliane Giardini, Gustavo Gasparani e Rogério Fróes, para citar alguns), entre outras.

Nesta breve retrospectiva afetiva, tudo é Wotzik. “Tudo que eu sei, tudo o que sou, devo e aprendi com o Teatro. Quero dar de volta à sociedade um pouco desta herança”, diz.