Corpo de Rubens Ewald Filho é enterrado em SP

Por

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O corpo do crítico de cinema Rubens Ewald Filho, morto aos 74 anos, foi velado na manhã e tarde desta quinta-feira (20), na Cinemateca Brasileira, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo. Pelo foyer passaram admiradores, familiares e amigos do crítico, como a atriz Irene Ravache.

De lá, o corpo seguiu para o Cemitério dos Protestantes, na Consolação, onde foi enterrado às 16h.

Ewald Filho estava internado desde maio no Hospital Samaritano, em São Paulo, após sofrer um infarto e uma queda em um shopping da cidade.

Em quase meio século de carreira, ficou conhecido pelo mapeamento exaustivo dos lançamentos brasileiros em guias que foram de imensa importância para o início da cinefilia nos anos 1980. Nas décadas seguintes, ficaria famoso por seus comentários na noite do Oscar, quando desfilava o imenso repertório cinematográfico identificando os filmes, atores e diretores dos famosos clipes da cerimônia.

"Eu gostava de ouvi-lo todo ano no Oscar. Para mim ele era o padrão do Oscar. Este ano ele foi tirado da cobertura, o que foi uma idiotice da TNT. O Oscar já é chato, sem Rubens ficou insuportável", escreveu o crítico da Folha de S.Paulo Inácio Araujo em uma rede social. Ele descreveu "Rubinho" como uma "pessoa de uma lealdade sem fim".