Pai do governador Sergio Cabral faz 70 anos e doa sua obra para o MIS

Por

Agência JB

RIO - O jornalista Sergio Cabral, pai do governado Sergio Cabral, faz 70 anos hoje e resolveu dar um presente ao Rio de Janeiro: doará todo o seu acervo ao Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura. Cabral é um dos colaboradores mais antigos do museu.

O ato de doação será amanhã, terça-feira, 29 de maio, na Sala Cecília Meirelles (Largo da Lapa nº 47), às 19h, em um evento para convidados. Na ocasião, haverá apresentação do grupo Chorando Baixinho, da Escola Estadual de Música Villa-Lobos, sob a regência do maestro Genivaldo Soares.

O acervo de Sergio Cabral é raro e especial: milhares de discos em acetato e ainda LPs e CDs (em sua maioria de música popular brasileira), centenas de textos, como colunas, ensaios e artigos publicados ao longo de seus 50 anos de jornalismo em vários veículos, com destaque para O Pasquim , do qual foi fundador, além de diversas fotografias de artistas, cantores, compositores e músicos.

Sérgio Cabral é um dos maiores especialistas em música popular brasileira, pesquisador cuidadoso e fiel aos fatos. Várias biografias foram escritas por ele como a de Elizeth Cardoso, Ary Barroso, Nara Leão, Almirante e Tom Jobim.

- A doação de Sérgio Cabral ao MIS é uma inestimável contribuição à memória da música brasileira. O público poderá conhecer em breve este maravilhoso acervo que será preservado não só com carinho especial por todos nós do museu como também com as mais modernas técnicas de organização, afirma a presidente do MIS, Rosa Maria Araujo.

As informações são da Secretaria de Comunicação do governo do estado.