Longa brasileiro 'Não Por Acaso' estréia em festival na Espanha

Por

Agência EFE

ESPANHA - O longa brasileiro "Não Por Acaso", do diretor carioca Philippe Barcinski, foi exibido hoje na seção oficial do 33º Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva, na Espanha.

Com nomes como Rodrigo Santoro, Leonardo Medeiros e Graziella Moretto, o filme foi apresentado na seção oficial e teve 100 mil espectadores desde a estréia no Brasil, em junho.

"Não Por Acaso" foi rodado em São Paulo e gira em torno de dois homens controladores e obsessivos: Ênio, um engenheiro de trânsito interpretado por Leonardo Medeiros; e Pedro, um obcecado por sinuca que vê a vida como o jogo e está preocupado apenas em melhorar sua técnica.

Barcinski ficou conhecido por seus curtas-metragens "A Escada"

(1996), "Palíndromo" (2001) e "Janela Aberta" (2002), que receberam mais de 40 prêmios.

O diretor começou a trabalhar no cinema com 14 anos como ajudante de direção no filme "Leila Diniz", de Luiz Carlos Lacerda.

"Não por acaso", o primeiro longa-metragem de Barcinski, recebeu o Hugo de Prata de melhor diretor revelação no Festival de Cinema de Chicago (Estados Unidos) e foi reconhecido no Festival de Cinema de Recife.

O Festival de Cinema Ibero-americano de Huelva também terá o longa "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburguer, escolhido para ser o representante brasileiro na disputa por uma indicação a melhor filme estrangeiro no Oscar 2008.