Fotógrafo Fernando Rabelo retrata Paris em mostra

Por

JB Online

RIO - O fotógrafo Fernando Rabelo (ex-Folha, Globo e Jornal do Brasil) vai expor seus trabalhos na Aliança Francesa Ipanema na mostra Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris, a partir desta terça-feira. Rabelo percorreu a capital parisiense como um observador, desvendando becos, ruas, igrejas, pontes e personagens de uma cidade popular e cosmopolita.

Influenciado por Henri Cartier-Bresson e Robert Doisneau, Fernando Rabelo iniciou sua carreira aos 14 anos de idade na capital francesa, onde viveu durante a adolescência e onde tomou contato com as primeiras luzes da fotografia. Retratou a cidade luz no final dos anos 70, onde realizou sua primeira mostra.

Mineiro, de Belo Horizonte, radicado no Rio de Janeiro, Fernando Rabelo despertou para a fotografia na França, onde viveu durante o exílio do pai. Aos 17 anos, com a anistia política, Fernando retornou ao Brasil. Trabalhou para os principais jornais do país. Foi editor de Fotografia do Jornal do Brasil antes de regressar à França em 2005.

Fernando Rabelo é autor do livro Tributo à Lagoa, uma coletânea de imagens de sua autoria sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas. Durante toda a década de 90, retratou a música brasileira e realizou a exposição Foco na MPB.

Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris fica em cartaz de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, até o dia 2 de julho. A Aliança Francesa fica na Rua Garcia d'Ávila, 72, Ipanema. Informações: 2259 4489. A entrada é gratuita.