'Édipo e seus duplos' em cartaz no Café Cultural, em Botafogo
JB Online
RIO - A peça "Édipo e seus duplos (...ou porque dois é igual a três)" está em cartaz, até 27 de julho, no Café Cultural, em Botafogo, aos sábados e domingos, às 20h30min. Produzido pela Burburinho Cultural, com apoio da Seguradora Porto Seguro, o espetáculo-solo do ator Samir Murad esteve em temporada em abril, no SESC Tijuca, a convite da Ana Kfouri, coordenadora do projeto Palco de Experimentação.
O espetáculo revela uma pesquisa clamorosa e se trata de "um complexo e sinuoso misto de mitologia e psicologia".
Dirigido por Fayvel Hochman e Samir Murad, o espetáculo apresenta um Édipo já velho e cego que relembra e avalia sua trajetória, incorporando os diversos personagens de seu passado, na verdade, fantasmas que ele precisa exorcizar, tentando entender o seu destino.
A partir dessa situação, o espectador deve ser levado, juntamente com Édipo, a refletir sobre as escolhas que determinaram seu percurso.
A ação se passa num local indefinido no tempo e no espaço, deixando para o espectador decidir se trata-se do verdadeiro Édipo ou de um ator que se mistura ao personagem, intercalando a narrativa com momentos trágicos e cômicos, assumindo o papel de um contador de estórias.
Com uma pesquisa de linguagem que valoriza o diálogo entre o ator e os elementos de cena, o espetáculo propõe uma respeitosa desconstrução do mito. A partir da reflexão sugerida por Édipo sobre sua condição trágica, a encenação procura discutir o papel da criação artística como instrumento de transformação das escolhas que constroem um destino.
Através de uma evocação de elementos mítico-simbólicos, a encenação procurar tocar, por extensão, o universo do homem contemporâneo.
Samir Murad Como conseqüência da pesquisa de linguagem realizada no mestrado, na Unirio, formou, há sete anos, o grupo "Cambaleei... Mas Não Caí", que tem em Antonin Artaud sua principal referência. Com o grupo, escreveu e dirigiu ainda os espetáculos "Signo Peixes", "Além da lenda do minotauro" e "Édipo e seus duplos".
Ator de teatro, cinema e televisão, Samir já trabalhou com Augusto Boal, Moacyr Góes, Sidnei Cruz, Sergio Britto, Bibi Ferreira, Paulo de Moraes e Miguel Falabella, entre outros.
Serviço
Temporada de "Édipo e seus duplos (...ou porque é igual a três)"
Local: Café Cultural Rua São Clemente, 409, Botafogo.
Telefone: 2286-2648
Data: de 5 a 27 de julho (sábados e domingos)
Horário: 20h30min
Preço: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia)
Duração: 90min
Gênero: solo tragicômico
Classificação etária: 14 anos