Por duas semanas, Rio de Janeiro é a capital do cinema
Portal Terra
RIO - O Festival Rio 2008, principal evento brasileiro de cinema, teve início nesta quarta-feira com uma sessão só para convidados de Última Parada 174, de Bruno Barreto, filme que acaba de ser escolhido o representante brasileiro na luta por uma das cinco vagas de indicados para o Oscar de Filme Estrangeiro.
Nesta quinta o festival abre para o público, iniciando uma maratona de 350 filmes, entre internacionais e brasileiros, que serão exibidos nas próximas duas semanas. Dentre os mais aguardados, destacam-se Youth Without Youth, de Francis Ford Coppola; Vicky Cristina Barcelona de Woody Allen; Queime Depois de Ler, dos irmãos Ethan e Joel Coen; Rachel Getting Married, de Jonathan Demme; e A Mulher Sem Cabeça, de Lucrécia Martel.
A mostra Première Brasil também desperta grande expectativa, não só por ser a única competitiva, com premiação em dinheiro, mas também por oferecer um amplo panorama da produção brasileira. São 30 filmes inéditos, entre ficção e documentário, que estrearão no cinema ao longo deste ano e em 2009. Dentre os destaques estão Feliz Natal, de Selton Mello; e A Festa da Menina Morta, de Matheus Nachtergaele.
Dentre as retrospectivas, o foco deste ano serão o Japão, por conta dos 100 anos da imigração, com uma retrospectiva de Yoji Yamada e Masahiro Kobayashi; e a Inglaterra que terá uma seleção de 20 filmes da produção recente, além de uma mostra do diretor inglês Derek Jarman, consagrado por Caravaggio.
Há ainda a Premiére Latina, com os principais filmes produzidos no continente; a Pocket Films, sobre filmes feitos em celulares; a Live Cinema, com sessões acompanhadas ao vivo por DJs; a Mundo Gay; e um festival de documentários sobre ídolos da música, como Bob Marley e Philip Glass.