Led Zeppelin deve fazer turnê sem Robert Plant
REUTERS
LONDRES - A banda de rock britânica Led Zeppelin está cogitando a possibilidade de sair em turnê e gravar sem a participação do vocalista Robert Plant, que tem resistido à pressões para compor a formação original da banda, informou a BBC.
O grupo, que vendeu cerca 300 milhões de álbuns e é considerado uma das bandas de rock mais influentes de todos os tempo, se reuniu brevemente em dezembro de 2007 para um show beneficente em Londres, em meio a apelos de fãs para voltarem a fazer turnês.
O guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones concordam, e com entusiasmo, em voltar para o palco, assim como o baterista Jason Bonham, filho do membro original da banda John Bonham, morto em 1980, por conta de asfixia depois que o músico engasgou com o seu próprio vômito após consumir cerca de 40 doses de vodka.
No entanto, Plant, que construiu a carreira de maior sucesso entre os membros da banda, sempre se mostrou relutante e no último mês divulgou um comunicado confirmando suas intenções.
- Contrário ao grande número de recentes reportagens, Robert Plant não irá gravar ou fazer turnê com Led Zeppelin - disse ele em nota.
Jones disse à Radio Devon, da BBC, que a banda tem testado possíveis substitutos para Plant.
- Nós queremos fazer isso - disse o baixista.
Jones disse que a banda, separada desde 1980, planeja lançar um novo álbum e fazer uma turnê.
Outras grandes bandas vêm tentando se reunir com novos componentes. A mais notável é a banda Queen, que tem trabalhado com Paul Rodgers no vocal nos últimos anos, substituindo Freddie Mercury que morreu em 1991.