Novela inacabada de Nabokov será publicada em 2009

Por

JB Online

RIO - Após muito suspense, o filho do russo Vladimir Nabokov anunciou que vai de fato publicar, em 2009, o livro inacabado de seu pai, The original Of Laura, que o escritor pedira para ser queimado após sua morte.

Em entrevista ao programa de TV Newsnight, da BBC, Dmitri Nabokov, de 73 anos, justificou sua decisão:

- Meu pai me disse quais eram os seus livros que considerava mais importantes, e The original Of Laura estava entre eles. Ele não daria nome a um livro que quisesse destruir. E creio que teria agido de forma mais sóbria e menos dramática se não estivesse olho-a-olho com a morte.

Dmitri aproveitou para lançar luz ao conteúdo da obra, que foi lida por pouquíssimas pessoas, e que tem despertado a curiosidade de fãs no mundo todo. Segundo ele, The original of Laura" tem de fato um conteúdo mais sexual e explícito que Lolita, obra mais famosa de seu pai - e, talvez por isso, imagina que o lançamento do livro inacabada será o acontecimento literário de 2009.

O herói do romance é Philip Wild, um acadêmico de aparência nada sedutora mas de mente brilhante, casado com uma mulher extremamente infiel. Após o naufrágio do casamento, Wild fica tentado pela idéia de suicídio.

Nabokov tinha apenas 138 páginas do romance escritas quando, à beira da morte, em 1977, pediu à sua mulher, Vera, que queimasse os originais. Ela, no entanto, manteve o romance em um cofre. Após sua morte, a decisão do que fazer com a obra coube a Dmitri, que manteve o mundo literário em suspense nos últimos meses.