Alanis Morissette se apresenta em 11 cidades brasileiras em 2009
JB Online
RIO - Uma das mais premiadas e celebradas cantoras da atualidade, a canadense Alanis Morissette, estará de volta ao país em janeiro e fevereiro de 2009, com a turnê internacional de seu novo disco, Flavors of entanglement.
A turnê, que começou em junho deste ano na Europa, já foi vista também pelos norte-americanos e chega no início do próximo ano à América do Sul.
Em sua última passagem por aqui, em 2003, Alanis se apresentou no Rio e em Brasília. Agora ela passa por Manaus (dia 21 de janeiro, no Studio 5), por Brasília (23/01, no Ginásio Nilson Nelson), Fortaleza (24/01 no Siará Hall), Teresina (28/01, no Atlantic City Club), Recife (30/01 no Chevrolet Hall), Salvador (31/01, no Festival de Verão), São Paulo (03/02 no Via Funchal), Rio de Janeiro (04/02, no HSBC Arena), Belo Horizonte (05/02 no Chevrolet Hall), Florianópolis (07/02 no Pachá) e Porto Alegre (10/02 no Pepsi on Stage).
Flavors of entaglement é o primeiro disco de estúdio de Alanis em quatro anos. Com seus 10 discos anteriores, incluindo o MTV Unplugged e o álbum The collection, Alanis vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo e tornou-se uma das mais influentes cantoras e compositoras da geração de artistas surgidas nos anos 90.
Alanis fez parcerias com Ringo Starr e Dave Matthews Band, entre muitos outros, ganhou sete prêmios Grammy, e teve músicas incluídas em filmes como Dogma, O diabo veste Prada, De-Lovely, As crônicas de nárnia e Cidade dos anjos (estes últimos lhe valeram duas indicações ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original).
Como atriz, participou de Sex and the city e Curb your enthusiasm, de três episódios do seriado Nip/Tuck, e viveu Deus no filme Dogma, do cineasta Kevin Smith.
No palco, Alanis estrelou Monólogos da vagina e a peça off-Broadway The exonerated. Recentemente, Alanis terminou sua primeira participação como atriz principal no papel de Sylvia, na adaptação para o cinema do livro de Philip K Dick, Radio Free Albemuth.
No ano passado, Alanis lançou uma das performances mais memoráveis de sua carreira, uma hilariante paródia de My humps, do Black Eyed Peas. Sensação no YouTube, teve mais de 12 milhões de acessos, como um dos vídeos mais baixados de 2007.
Alanis ainda encontra tempo especialmente para apoiar causas e organizações ambientais, como a Reverb, uma ONG que ajuda músicos e fãs de músicos a buscar sustentabilidade ambiental através de iniciativas de neutralização de emissões de carbono.
Alanis foi uma das primeiras artistas a ter o material de seu CD e DVD Feast on scraps em papel reciclado. Seu ônibus de turnê roda com biodiesel. Suas paixões incluem também as questões femininas e os direitos dos artistas.